Noticias

Candidato à prefeito de Japeri sofre atentado

Na madrugada de sexta-feira (23), um candidato a prefeito de Japeri, na Baixada Fluminense, sofreu um atentado a tiros. André Luis de Oliveira Cristino, mais conhecido como Andrezinho de Japeri, de 39 anos, foi atacado quando chegava em casa no bairro Chacrinha após um compromisso de campanha,. Andrezinho, do PRP, é policial e estava armado. Ele disse que reagiu ao ataque e baleou dois dos suspeitos. segundo a Polícia Civil. O candidato não se feriu.

André Luís de Oliveira Cristino, o Andrezinho, contou que estava seguindo para casa em seu carro particular pela Rua Santo Antônio, próximo do Largo da Chacrinha, por volta de meia noite e meia, acompanhado de um segurança. A cerca de 500 metros de casa, um carro no sentido contrário, com quatro homens armados, o fechou.

Em entrevista Andrezinho contou como foi alvejado pelos criminosos.

“Por volta de 1h da manhã eu estava voltando para casa, pois tinha acabado os trabalhos da campanha. Um carro passou por mim, manobrou atrás de mim, me ultrapassou e me fechou. De dentro saíram quatro homens, que começaram a atirar, mas provavelmente não viram que o carro era blindado”, explicou o candidato, que atua no Bope.

Obrigado a parar, o carro do candidato foi alvejado por vários disparos. Como é policial, ele estava armado e trocou tiros com os suspeitos, que deram ré e conseguiram fugir.

“Eu reagi e consegui balear um, que caiu no chão. Depois atingi outro, que caiu dentro do carro. Ainda troquei tiros com os dois que sobraram. Dei ré e fui buscar ajuda. Quando voltei, eles tinham levado o que caiu no carro e não estavam mais lá”, disse Andrezinho.

O candidato foi até o posto de policiamento comunitário de Japeri, que fica no centro da cidade, para pedir ajuda. Ele disse que abandonou o carro próximo à linha férrea, atravessou a pé e conseguiu chegar ao posto. Andrezinho contou que nunca tinha sofrido um ataque do tipo.

“Primeira vez que isso aconteceu. A política aqui é suja. E eu estou incomodando. Minha imagem é jovem. E tentaram me tirar de cena. Se eu não reajo, eles tinham me matado”, contou Andrezinho, que não ficou ferido.

Os policiais militares foram até o local, mas os suspeitos não foram encontrados. Andrezinho foi na manhã desta sexta (23), registrar a ocorrência no 63ª DP (Japeri). O carro do candidato, com marcas de tiros, vai ser periciado.

O estado do Rio de Janeiro está entre os que mais têm registrado ocorrências na atual campanha eleitoral, sobretudo na região metropolitana da capital. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou o envio de tropas nas eleições para a capital e mais dez municípios. A solicitação foi feita pelo governo do estado e pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ), após os vários casos de assassinatos de pré-candidatos em municípios fluminenses.