Educação

Universidades Federais podem ter redução em investimentos de 45%

Os recursos destinados às Universidades Federais previstos na Lei Anual Orçamentária de 2017 devem ser cerca de 31% inferiores ao previsto este ano.

A estimativa é de que haja uma redução de 45% para os investimentos nas instituições e de 20% para o custeio, que é a quantia destinada para pagar salários e manutenção do Ensino Superior.

A informação foi divulgada esta semana para a Associação Nacional dos Dirigentes das Universidades Federais (Andifes). A entidade defende um aumento de recursos de 2,5% acima da inflação. A presidente da Andifes, Angela Paiva Cruz, que é reitora da Federal do Rio Grande do Norte, ressalta que programas das universidades podem ser prejudicados.

O Ministério da Educação (MEC), em nota, informou que a previsão do orçamento do próximo ano é igual ao valor que será gasto neste ano, ou seja, cerca de R$ 6,7 bilhões. A diferença, segundo o MEC, é que parte dos recursos para as Universidades Federais foi contingenciada pelo governo, e cerca de 30% do previsto para 2016 não deve ser gasto. O Ministério informou ainda que vai gastar todo o valor destinado para o próximo ano.

O membro da Comissão do Orçamento da Andifes, reitor da Universidade Federal de Alfenas, em Minas Gerais, Paulo Márcio de Faria e Silva, lamenta a redução na previsão para o orçamento do Ensino Superior e teme novos contingenciamentos em 2017.

A Andifes, associação que reúne os reitores dos Institutos de Ensino Superior do Brasil, diz que vai trabalhar para tentar reverter a previsão do orçamento para a área em 2017, inclusive atuando no Congresso Nacional.

 

 

 

(EBC)