
O Procon Estadual, ligado à Secretaria de Estado de Governo, realizou, nesta segunda-feira (18/07), a segunda etapa da Operação Mutley, no Centro e da Zona Sul do Rio. Foram autuados quatro restaurantes, um hotel e dois supermercados. O nome da operação é uma referência ao cachorro Mutley, animal de estimação do Dick Vigarista, bandido dos desenhos animados, que é conhecido por sua risada característica e sua obsessão por ganhar medalhas.
No Restaurante Flor da Tiradentes, localizado na PraçaTiradentes, 18, os fiscais descartaram um barril de 50 litros de chope claro vencido e 15 kg de alimentos sem especificação de sua validade, entre carne bovina, bacalhau, feijoada, hambúrguer descongelado, carpaccio, bolinho de bacalhau e batata frita. A lixeira na área da churrasqueira estava aberta, o Livro de Reclamações não estava autenticado pelo Procon Estadual – como determina a lei – e o certificado de dedetização estava vencido desde o dia 10 deste mês. Os fiscais exigiram a apresentação de um novo certificado em 24 horas. A fiscalização exigiu a limpeza imediata da caixa d´água devido a ausência de certificado de potabilidade da água. Um laudo de potabilidade deverá ser apresentado ao Procon em até 15 dias.
Os fiscais descartaram mais de 36kg de alimentos impróprios ao consumo no supermercado Prix da Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 673. Foram encontrados vencidos queijo minas e queijo provolone e havia margarina com a embalagem viloada, fazendo o produto ficar exposto. O piso da câmara de laticínios estava quebrado e deverá ser reparado em até 15 dias. Na área de preparo, havia pizzas montadas sem embalagem, sobrepostas umas as outras fazendo com que as mesmas estivessem em contato com as bandejas de isopor.
Início da operação foi sexta-feira
A primeira etapa da Operação Mutley foi nesta sexta-feira (15/07). Os fiscais estiveram em restaurantes, bares e lanchonetes da Zona Portuária e da Zona Oeste, que foram denunciados pelos consumidores. De 11 locais vistoriados, nove foram autuados. Foram descartados cerca de 141kg de alimentos impróprios ao consumo.
Balanço da Operação Mutley:
1 – Prix (Av. N. S. Copacabana, 673): Estavam vencidos 22 kg de queijo minas e 2kg e 700g de queijo provolone, e 12 kg de margarina avariada em sua embalagem, o fazendo ficar em exposição. Piso quebrado na câmara de laticínios. Prazo de 15 dias para o reparo. Na área de preparo de pizza, havia pizzas montadas sem embalagem, sobrepostas umas as outras fazendo com que as mesmas estivessem em contato com as bandejas de isopor.
2 – Copacabana Sol Hotel (Rua Santa Clara, 141): Produtos vencidos: 2 kg de frango e 2kg e 100g de bacon. Produtos sem etiqueta de validade: 1kg e 700g de linguiça; 800 g de champignon; 1kg e 100g de queijos; 800 g de estrogonofe. Quatro reclamações não enviadas tempestivamente. Ausência de quarto adaptado a uso de pessoas deficientes. Lixeira sem acionamento por pedal.
3 – Mundial (Rua Siqueira Campos, 71): Ausência do Certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do certificado de potabilidade da água. Livro de Reclamações não registrado. Peixe em contato direto com o gelo e sendo manuseado diretamente pelo consumidor.
4 – Flor da Tiradentes (Praça Tiradentes,18/20): Produtos vencidos: 1 barril de 50 litros de chope claro. Sem especificação de validade: 4kg e 200g de carne bovina; 3kg e 700g de bacalhau;5kg e 300g de feijoada; 900 g de hambúrguer descongelado; 324 g de carpaccio;100 g de bolinho de bacalhau;930 g de batata frita. Lixeira aberta na área da churrasqueira. Desratização vencida e determinada realização em 24 horas com comprovação junto ao Procon. Ausência de certificado de potabilidade da água e determinada limpeza da caixa d´água com apresentação de laudo em 15 dias. Livro de Reclamações não autenticado.
5 – Adega do Pimenta (Praça Tiradentes, 6): Vencido:10 litros de chope claro (de um barril de 50 litros).
6 – Demiglace Grill (Rua do Lavradio, 100): Sem especificação: 600g de salmão; 700g de mussarela de búfala. Vencido: 1kg e 800g de manteiga. Mal armazenado, vácuo rompido: 5kg de linguiça calabresa.
7 – Bar Brasil (Av Mem de Sá, 90): Produtos vencidos: 500g de torta alemã; 4kg miúdo congelado bovino; 300g de strudel; 500g de pudim; 1kg de pimenta. Certificado de dedetização vencido, prazo de 24h para a realização do serviço e 15 dias para a apresentação de comprovante. Certificado de potabilidade da água vencido, prazo de 24 horas para a realização do serviço e 15 dias para a apresentação de comprovante.