
O governo do estado do Rio de Janeiro, por meio da CEDAE, inaugurou hoje (20) a Elevatória Vila dos Atletas e com isso colocou em operação o sistema de esgotamento sanitário do Eixo Olímpico. O projeto é um dos compromissos assumidos pelo governo do estado na candidatura do Rio como sede dos Jogos de 2016 e inclui a construção de tronco coletor de esgotos de 1,3 quilômetro de extensão na Avenida Abelardo Bueno, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio. Também faz parte do sistema a Elevatória Olímpica.
De acordo com o governo estadual, o sistema vai beneficiar diretamente os bairros Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e Jacarepaguá, que não eram conectados à rede de esgotamento sanitário da Cedae, além de atender também às instalações construídas para os Jogos Olímpicos.
A companhia informou que o sistema vai transportar todo o esgoto captado na região para a Estação de Tratamento de Esgotos Barra da Tijuca, atendendo a uma população de mais de 260 mil habitantes.
Com investimentos de aproximadamente R$ 72 milhões – custeados com recursos do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (FECAM) e da CEDAE -, as obras incluíram a construção de tronco coletor de esgotos com 1,3 quilômetro (km) de extensão na Avenida Abelardo Bueno e duas novas elevatórias: a elevatória Vila dos Atletas, que transportará inicialmente 120 litros por segundo (l/s) de esgoto, mas tem capacidade de transportar até 450 l/s, e a elevatória Olímpica, que transportará inicialmente 250 l/s para a ETE Barra, mas tem capacidade instalada para bombear até 1.100 l/s de esgotos futuramente.
“Esta é uma obra projetada para atender à demanda futura nos próximos 20 anos. As obras do Eixo Olímpico foram feitas por meio de método não destrutivo, o que permitiu o assentamento de tubulações sob o Arroio Pavuna e sob a Avenida Abelardo Bueno sem grandes transtornos à rotina da população”, disse o gestor.
(Fonte Agência Brasil)