Educação

Estudantes denunciam estupros nas universidades do Rio

Estudantes universitárias denunciaram nesta segunda-feira casos de violência e estupro que acontecem dentro das universidades públicas e privadas do Rio de Janeiro.

Diversos coletivos de mulheres de faculdades como a Universidade Federal Fluminense e a Pontifícia Universidade Católica relataram histórias de abusos e crimes cometidos até por colegas de turma, professores e funcionários das faculdades.

Os relatos foram feitos durante audiência pública realizada na Assembleia Legislativa do Estado, no Centro do Rio. Para a estudante de Relações Internacionais da Universidade Rural do Estado do Rio de Janeiro, Fernanda Grilo, é preciso acabar com a cultura do silêncio sobre os crimes de violência sexual que acontecem dentro das universidades.

A aluna de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro Jéssica Ribeiro contou que há duas semanas aconteceu uma tentativa de estupro dentro da Uerj.

A deputada enfermeira Rejane informou que os primeiros casos que chegaram na Assembleia foram na Universidade Rural, em Seropédica, na Zona Oeste.

Durante a audiência, as universitárias cobraram maior preparo das universidades para acolher as vítimas e romper com a cultura machista que naturaliza os crimes de violência sexual contra a mulher. Representantes das reitorias das universidades e da Secretaria de Segurança Pública também participaram do encontro.