Noticias

Reino Unido proíbe anúncio da Gucci com modelo anoréxica

160406145912_modelo_gucci_640x360_reproducaogucci_nocredit

Uma propaganda da marca italiana Gucci foi proibida no Reino Unido por trazer fotos de uma modelo “magra de modo não saudável”.A Autoridade de Padrões da Publicidade no Reino Unido (ASA, na sigla em inglês) determinou que a forma como a mulher aparece na imagem e a “maquiagem escura” fazem com que ela aparente ser “esquelética”. A Gucci respondeu à proibição e justificou o anúncio dizendo que ele tinha como alvo um público “mais velho e sofisticado” e insistiu que o corpo da modelo era simplesmente “fino e torneado”. No entanto, a ASA afirmou que a foto era “irresponsável”. O anúncio apareceu no site do jornal The Times em dezembro de 2015. Agora, a orientação dada à marca italiana é que o anúncio não seja mais utilizado usado a não ser que sofra alterações na imagem. “Avaliamos que o tronco e os braços da modelo estavam muito finos e parecem fora de proporção com sua cabeça e o resto do corpo”, afirmou a ASA. “Nós também consideramos que sua expressão facial sombria e a maquiagem escura, principalmente ao redor dos olhos, fizeram seu rosto parecer esquelético. Por esse motivo, consideramos que a modelo encostada na parede aparenta ser magra de modo não saudável na foto e, portanto, concluímos que o anúncio é irresponsável.” Os publicitários da ASA disseram que modelos muito magras podem prejudicar a confiança de mulheres e meninas porque promovem um ideal de corpo “pouco saudável e inalcançável”.

Comentários da ASA na íntegra

“Avaliamos que o tronco e os braços da modelo estavam muito finos e parecem fora de proporção com sua cabeça e o resto do corpo”, afirmou a ASA.

“Nós também consideramos que sua expressão facial sombria e a maquiagem escura, principalmente ao redor dos olhos, fizeram seu rosto parecer esquelético. Por esse motivo, consideramos que a modelo encostada na parede aparenta ser magra de modo não saudável na foto e, portanto, concluímos que o anúncio é irresponsável.”

Os publicitários da ASA disseram que modelos muito magras podem prejudicar a confiança de mulheres e meninas porque promovem um ideal de corpo “pouco saudável e inalcançável”.

 

 

 

(Fonte BBC Brasil)