
O prefeito do município de Maricá, na Região do Lagos,Washington Quaquá, Fez acusações contra o governador e o Inea Pezão após a forte chuva que deixou centenas de moradores desabrigados, . Em entrevista a um site local, o presidente regional do PT no Rio afirmou que foi proibido pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e pelo governo de abrir o canal da Barra para permitir a saída do excesso de volume de água nas lagoas da região. Em seu discurso, ele chama o governador e o Inea de incompetentes.
– Aqui a situação piorou porque o Governo do Estado, através do Inea, esse órgão incompetente e esse governo incompetente, não só não limpou os canais, que é a obrigação dele, mas proibiu Maricá de limpar os canais. Eu tenho documentos em que o Inea proíbe o município de fazer a limpeza dos canais da cidade – afirma o prefeito no vídeo, e continua:
– Aqui mesmo, na abertura da Barra, que é fundamental para escoar as águas, o Inea há dois meses atrás não só não fez o serviço, pois são uns incompetentes, como também proibiram a gente de fazer o serviço. E além disso mandaram fechar o canal. E agora nós vamos levar um dia a mais para salvar as pessoas por causa desse governador incompetente, esse Inea incompetente, e esses pilantras que fazem politicagem às custas do povo de Maricá. Então vai tomar no ** e sai de Maricá – brandou para o espanto do repórter que fazia a entrevista.
No site da prefeitura, uma notícia afirma que apesar da proibição do Inea, o prefeito decidiu pela abertura unilateral do canal na terça-feira, com o uso de três retroescavadeiras e um trator de esteiras abrindo a passagem a partir do canal que passa sob a ponte da Barra.
Em nota, o Governo do Estado afirma que não vai se pronunciar. Já o Inea, em nota, afirma que em janeiro, a pedido da prefeitura de Maricá, realizou vistorias na Lagoa da Barra e, na ocasião, como o nível da água estava em 40 centímetros, o parecer unânime dos técnicos foi o de que a abertura do canal para o mar não seria adequada naquele momento. Segundo o órgão, o parecer teve a ‘concordância dos representantes do município’.
“Na ocasião, ficou estabelecido que a abertura seria autorizada caso o nível da lagoa atingisse 60 centímetros”, afirma a nota do Inea, que acrescenta que o monitoramento do nível da Lagoa é feito diariamente, e que apenas na terça-feira o nível da água passou para 68 centímetros, “o que levou à autorização para que a Prefeitura procedesse à abertura do canal”.
Sobre as manifestações do prefeito, a nota do Inea afirma que não recebeu solicitação formal da prefeitura para realizar “dragagem emergencial dos canais do município, o Inea esclarece que não recebeu Prefeitura para realizar este tipo de intervenção”:
“Tendo em vista a previsão de mais chuvas, a Superintendência Regional do Inea orientou nesta terça-feira os técnicos da Prefeitura a encaminharem as solicitações para que a limpeza dos canais possa ocorrer o mais rapidamente possível, com a devida autorização do instituto”, diz ainda a nota.
A cidade de Maricá ainda está debaixo d’água, após dois dias que a forte chuva que atingiu, o bairro de Itaipuaçu, . Nesta quarta-feira, prédios recém-construídos do condomínio Carlos Marighella, do programa Minha Casa Minha Vida, continuam alagados. Na cidade foi decretado estado de calamidade. O nível da água, que chegou a um metro e meio na terça-feira, hoje está com 70 centímetros, invadindo vários apartamentos. Segundo a prefeitura, cerca de 360 pessoas estão desalojadas, e os imóveis estão sendo saqueados.