Noticias

Tire dúvidas sobre abertura de contas no exterior

nota-de-50-dolares

Qualquer pessoa pode ter conta em um banco no estrangeiro e ir mandando para lá o dinheiro, seja na forma de dólar ou euro, ou qualquer outra moeda. Mas, para isso, tem os procedimentos que são tomados e informações que o cidadão precisa prestar, tanto aqui no Brasil quanto lá no país onde a conta for aberta.

Aqui, por exemplo, as informações são guardadas no banco que transfere o dinheiro para a conta da pessoa lá no estrangeiro. A agência é obrigada a informar ao Banco Central, quando achar que tem alguma coisa suspeita. Apenas informar, mas sem investigar nada.

No caso do depósito, no banco brasileiro, do real que vai ser transformado em dólar, o depositante tem que sempre justificar de onde saiu o dinheiro, se ele não vier de uma fonte conhecida, como de outro banco ou salário, por exemplo.

Além disso, tem as informações que a pessoa precisa repassar na hora da declaração anual do Imposto de Renda e de outros tributos e, neste caso, o mesmo acontece com o dinheiro depositado lá fora. Conforme o país, se houver uma movimentação de muito dinheiro, que possa gerar alguma dúvida, o país, se tiver um acordo com o Brasil, repassa as informações.

Isto tudo a gente fala do lado oficial, legal. Ter uma conta num banco lá no estrangeiro, seja para o que for, e com a importância grande ou pequena, não é crime nenhum. Os cuidados são feitos apenas para evitar a lavagem do dinheiro, que é feito a partir de operações suspeitas que dão lucro a partir de roubos, tráfico de drogas ou pessoas e outros crimes.

 

 

(Fonte EBC)