
Policiais da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco-IE) realizam, na manhã desta quinta-feira (8), uma operação para combater a milícia da Zona Oeste da cidade. O objetivo da ação é cumprir mandados de busca e apreensão em mais de 20 cooperativas de transporte clandestino da região, visando desarticular o braço financeiro de uma das maiores milícias que atuam no estado.
Segundo a investigação, esse grupo vem explorando, clandestina e criminosamente, atividades de transporte alternativo, obtendo lucros que financiam a compra de armas e munições e ainda corrompem agentes públicos. Para ajudar na fiscalização e dar apoio logístico, agentes da Coordenadoria Especial de Transporte Complementar da Prefeitura do Rio dão apoio à operação.
O grupo atua em diversos bairros da Zona Oeste. Apesar de ser originário da região de Paciência, já que o líder dessa milícia é o foragido da Justiça Carlos Alexandre da Silva Braga, conhecido como Carlinhos Três Pontes, os criminosos expandiram sua área de atuação.
Atualmente, eles exercem atividade criminosa nos bairros de Santa Cruz, Sepetiba, Senador Camará, Santíssimo, Realengo, Cosmos, Inhoaíba e Campo Grande. Até as 6h30, ainda não havia registro de prisões ou apreensões.