Educação

900 mil estudantes de escolas públicas participam da Olimpíada de Matemática

banner_obm_site

A segunda fase da Obmep, Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas, ocorre neste sábado em mais de 9 mil centros de aplicação de todo o país. Participam alunos do sexto ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio, em quarenta e duas mil escolas.

São seis mil e quinhentas medalhas em jogo, sendo quinhentas de ouro, mil e quinhentas de prata e quatro mil e quinhentas de bronze, além de menções honrosas. Quem está determinado a conseguir uma delas é Rondineli Silva de Jesus. Ele mora no município de Jaru, em Rondônia, e está terminando o ensino médio.

Todos os medalhistas na Obmep serão convidados pelo Impa a participar do Programa de Iniciação Científica Junior do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada. Professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacarem pelo desempenho dos alunos também serão premiados.

Nessa etapa, a prova tem seis questões discursivas, que devem ser resolvidas em até três horas. Mas nada de cálculos exaustivos. Os estudantes vão encontrar exercícios de raciocínio lógico e situações do dia a dia.

Rondineli é um exemplo para os colegas de escola. Ele quer ser engenheiro ou advogado e conta que a paixão pelos números vem do incentivo que recebe dos professores e da família.

Se você é um dos 900 mil atletas dos números, não perca a hora. A prova da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é neste sábado, às duas e meia da tarde, no horário de Brasília. Os estudantes precisam chegar ao local da prova meia hora antes e levar um documento original com foto.