
A Secretaria de Estado de Segurança (Seseg) do Rio de Janeiro realizará processo seletivo de prova de títulos para preencher 41 vagas de professor/instrutor, distribuídas por 34 disciplinas no Curso de Habilitação aos Quadros de Oficiais Auxiliares e Especialistas da Polícia Militar. As inscrições começam hoje, dia 13, e encerram no domingo, dia 16 de agosto. Os candidatos devem se inscrever no endereço eletrônico:https://bancodetalentos.seseg.rj.gov.br/candidate/links. Os selecionados receberão de R$ 52,00 a R$ 84,50 a hora-aula.
Podem participar os policiais da ativa, inativos e aposentados da Polícia Militar e da Polícia Civil e profissionais do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Forças Armadas, Guarda Municipal, bem como da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária e das unidades de Inteligência. Civis também podem se inscrever. O objetivo é atrair professores de instituições de ensino superior do Estado do Rio de Janeiro e profissionais atuantes no mercado de trabalho em diversas áreas como Direito, Estatística e Comunicação Social, por exemplo. Para se candidatar, o primeiro passo é o cadastramento no Banco de Talentos, programa criado em 2011, pela Subsecretaria de Educação, Valorização e Prevenção. O procedimento é feito pela internet na página: https://bancodetalentos.seseg.rj.gov.br.
A Seseg pretende reunir um corpo docente qualificado para atuação nas unidades de ensino das polícias. O Curso de Habilitação ao Quadro de Oficiais Auxiliares e Especialistas representa a perspectiva de ascensão ao oficialato eserá concluído em julho de 2016. Quem for selecionado lecionará apenas durante o período do curso e na disciplina escolhida, conforme estabelece o decreto 45172 de março de 2015 e a resolução 871/201, que regulamentam o Banco de Talentos. O resultado será divulgado no dia 11 de setembro.
“Acreditamos que o processo de formação consiste na ferramenta mais eficaz para sedimentar as políticas públicas na área de Segurança. Os formandos passarão a serem os executores dessa política e funcionarão como agentes multiplicadores do conteúdo apreendido. Há um enorme empenho da Seseg em planejar as ações de educação e fornecer aos policias uma formação qualificada, com professores que passaram por um processo seletivo e foram escolhidos por mérito, a partir de uma análise criteriosa dos currículos inscritos”, explicou o subsecretário de Educação, Valorização e Prevenção, Pehkx Jones da Silveira.