Sete caminhões foram apreendidos e multados na primeira ação conjunta que envolveu o Departamento de Transportes Rodoviários do Rio de Janeiro (DETRO-RJ), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) e a prefeitura do Rio. O objetivo da fiscalização foi verificar as condições de segurança dos veículos e das cargas transportadas.
De acordo com o secretário estadual de transportes, Carlos Roberto Osório, a fiscalização pode retirar das vias os caminhões que enguiçam por falta de manutenção e complicam ainda mais o trânsito da cidade.
Pneus carecas, pontos de ferrugem na lataria e até goteiras nas cabines, foram algumas das irregularidades encontradas nos caminhões utilizados no transporte de cargas da zona portuária do Rio. Durante a operação, os agentes do DETRO-RJ abordaram o motorista de um caminhão fabricado em 1977.
Ao avaliar as condições do veículo o coordenador de fiscalização do DETRO, Major Ricardo Neto, alertou para os riscos que o caminhão poderia oferecer caso continuasse circulando.
Os veículos apreendidos tiveram a carga repassada para outros caminhões que atenderam as exigências. A infração com a maior incidência foi a falta do registro de licenciamento dos veículos. De acordo com a Secretaria de Transportes, fiscalizações como essa devem ser repetidas semanalmente.
(Fonte:Radioagência Nacional)