Esporte

Flamengo vence o Joinville por 1 a 0

fla-comemoracao-2

Uma vitória suada em cima do Joinville tirou o Flamengo da zona de rebaixamento. O Fla foi até a Arena Joinville e venceu pelo placar de 1 a 0, em partida realizada nesta quarta-feira (1º), pela décima rodada da Série A. O atacante Emerson Sheik garantiu o resultado ao balançar as redes aos 9 minutos do segundo tempo. Os três pontos fizeram o Flamengo saltar três posições na tabela e aparecer, provisoriamente, em 14º lugar, com dez pontos – assim como o Cruzeiro e o Santos, que enfrenta o Fluminense nesta quinta-feira (2).

Flamengo e Joinville fizeram um primeiro tempo corrido, mas com poucas chances de gol. O Flamengo sofreu uma baixa prematura logo no início do jogo: o zagueiro Samir acusou lesão com apenas três minutos de jogo e teve que deixar o jogo. Marcelo entrou para substituí-lo. Os donos da casa imprimiram uma pressão inicial que resultou em suas melhores finalizações a gol. Aos dois minutos, Mário Sérgio escapou em velocidade e cruzou a bola para o meio da área. Kempes finalizou, mas a bola desviou na zaga e saiu pela linha de fundo.

O goleiro César contribuiu com a oportunidade mais clara do JEC abrir o placar, aos sete minutos: o substituto de Paulo Victor saiu mal do gol em cobrança de escanteio e Douglas Silva resvalou de cabeça. Ayrton tirou em cima da linha. No rebote, Dankler ainda chutou de primeira, mas pegou mal na bola e a zaga conseguiu afastar o perigo.

Aos poucos, o Flamengo foi contornando o nervosismo e entrando no jogo, equilibrando as ações e pressionando a saída de bola do Joinville. Marcelo Cirino apareceu duas vezes para tentar abrir o placar: na primeira, aos 20, ele recebeu bola rolada por Gabriel, e, sozinho, chutou fraco, facilitando a boa defesa de Agenor. Na segunda, já nos acréscimos, o atacante, da intermediária, encheu o pé e acertou um chutaço. O goleiro do Joinville caiu no canto direito para defender.

O Flamengo voltou para o segundo tempo mais organizado e mostrou serviço com dois minutos: Sheik recebeu bom passe de Cirino e invadiu a grande área. O problema foi a demora no arremate, o que fez com que ele perdesse ângulo e batesse em cima de Agenor. E não demorou muito para que o único gol da partida saísse – e na base da insistência do ataque rubro-negro.

A jogada começou com cruzamento de Cirino, que viu Sheik chegar livre na entrada da pequena área. Dankler acertou um carrinho preciso, que travou a finalização. A defesa do Joinville tentou sair jogando, mas Everton roubou a bola e tentou levantá-la para Sheik cabecear. A sobra ficou com Gabriel, que limpou a jogada e cruzou pela esquerda. Sheik antecipou-se e bateu de chapa, da linha da pequena área, colocando a bola no fundo das redes. Este foi o primeiro gol do atacante desde que ele acertou sua volta ao Flamengo.

Com limitações técnicas, errando demais e preso na marcação flamenguista, o Joinville encontrou dificuldade para se articular. Um chute de fora da área de Niltinho, que passou perto do travessão, foi a única resposta do tricolor catarinense. Na reta final do jogo, o Flamengo se fechou em seu campo defensivo – o que chamou o Joinville para o ataque -, e trabalhou para suportar as investidas do adversário, apesar do cansaço dos jogadores. Nada, no entanto, que levasse perigo real ao gol defendido por César.

Na próxima rodada, o Flamengo recebe o Figueirense, no Maracanã. O jogo está marcado para o domingo (5), às 18h30. O Joinville, que segue afundado na última posição do campeonato, com apenas quatro pontos em dez jogos, visita o Coritiba no sábado (4), às 15h.

Flamengo 1 x 0 Joinville

Gol

Emerson Sheik (Flamengo), aos 9 minutos do segundo tempo

Flamengo

César; Ayrton, Wallace, Samir (Marcelo) e Jorge; Jonas (Márcio Araújo), Canteros, Gabriel e Everton; Marcelo Cirino (Paulinho) e Emerson Sheik

Técnico: Cristóvão Borges

Joinville

Agenor; Dankler, Douglas Silva, Guti (Marcelinho Paraíba) e Diego (Fabrício); Mário Sérgio, Anselmo, Danrlei (Niltinho), Lucas Crispim e William Popp; Kempes

Técnico: Adilson Batista

Cartões amarelos

Joinville – Douglas Silva, Guti, Anselmo e Marcelinho Paraíba

Flamengo – Jonas e Canteros

 

Árbitro

Leandro Pedro Vuaden (RS)

 

Auxiliares

Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Marcelo Bertanha Barison (RS)

 

Público pagante

15.731 espectadores

 

Renda

R$ 426.230