Noticias

Hackers usam acidente de Cristiano Araújo para aplicar golpe

crime-na-internet-cibercrime-phishing-roubo-de-dados-pelo-computador-hacker-hackers-seguranca-na-internet-fraude-por-e-mail-1327946052363_300x200

Golpistas brasileiros estão se aproveitando da morte do cantor goiano Cristiano Araújo para aplicar um golpe pela internet. Os criminosos enviaram um e-mail prometendo um vídeo do acidente. Caso o internauta tente abrir o vídeo, porém, o arquivo baixado será o de uma praga digital usada para roubar informações.

O e-mail enviado pelos golpistas tem o assunto “Vídeo com acidente do cantor Cristiano Araújo”. Diferente do que diz a mensagem, não existem imagens reais do momento da tragédia. O golpe ainda promete dois formatos diferentes de arquivo para o vídeo, mas os links levam para o mesmo arquivo. A praga é reconhecida por pelo menos 19 programas antivírus, de acordo com uma análise do site “VirusTotal”.

Cristiano Araújo, que tinha 29 anos, sofreu um acidente de carro na madrugada desta quarta-feira (24) na BR-153, no km 614, entre Morrinhos e o trevo de Pontalina, em Goiás. Ele e a namorada, Allana Coelho Pinto de Moraes, de 19 anos, não resistiram aos ferimentos. Um dos empresários do cantor, Vitor Leonardo, e o motorista Ronaldo Miranda também estavam no veículo. Os dois se recuperam de ferimentos leves.

A mensagem começou a circular ainda pela manhã desta quarta-feira. A morte do cantor foi confirmada por assessores de imprensa às 8h30.

Criminosos frequentemente se aproveitam de notícias recentes e oferecem algum conteúdo “forte” para atrair a curiosidade de internautas e conseguir mais vítimas para o golpe. A recomendação é que a mensagem não seja aberta.