Noticias

Encontro de Vênus e Júpiter no dia 30 de junho poderá ser visto da Terra

gif_jupiter_venus

Desde o início do mês de junho deste ano é possível ver os planetas Vênus e Júpiter se aproximando. O fenômeno, que acontece por que os planetas estão convergindo, terá o seu ápice nesta terça-feira (30).

Será possível ver os dois planetas a uma distância menor do que “um dedo se você apontá-lo para o céu”.

Claro que esse fenômeno não significa que os planetas estão se aproximando. Trata-se apenas da forma que os dois planetas são vistos da Terra. Entenda melhor na animação abaixo:

gif_jupiter_venus

Fonte: ScienceAtNASA

Melhor horário de observação

De acordo com postagem no blog de ciências da Agência Espacial Norte-Americana, o fenômeno poderá ser visto durante o poente do sol. Ou seja, no momento em que o sol se põe é preciso olhar para o oeste. A pesquisadora Josina Nascimento, do Observatório Nacional, aponta que o melhor horário para ver os planetas é no pôr do sol. “Entre o início do crepúsculo, às 18h, e às 20h será o melhor horário para observar”, diz.

A pesquisadora explica que o fenômeno se dá pela troca de posições dos planetas no horizonte. “O que se vê atualmente é Vênus mais perto do horizonte, logo após o pôr do Sol e mais acima Júpiter. Nos dias que se seguem após a máxima aproximação, Júpiter é que estará mais perto do horizonte e Vênus mais acima”.

O Observatório Nacional também aponta que o fenômeno deve durar até o mês de julho. Porém, a configuração do céu deve mudar. “Aproveite para ver Vênus e Júpiter juntos agora porque em agosto isso não será mais possível”, diz Josina. De acordo com informações do órgão, o encontro entre Vênus e Júpiter acontece em cerca de dois a dois anos.