Noticias

Dunga se compara com afrodescendentes brasileiros

173756

O treinador Dunga fez uma declaração polêmica em coletiva da Seleção Brasileira realizada nesta sexta-feira (26), na cidade chilena de Concepción. Visando o jogo contra o Paraguai, programado para o próximo sábado (27)Perguntado sobre como usava a pressão que sofreu na época de jogador para preparar seus jogadores para os grandes desafios, disparou:o técnico brasileiro se comparou a situação histórica dos afrodescendentes brasileiros ao afirmar que recebe os mesmos castigos sofridos pela população negra no período da escravidão. “Nós éramos ruins com sorte. Os outros eram bons com azar (risos). Aquela seleção tinha uma cobrança de 40 anos sem ganhar uma Copa América (time de 1989), 24 anos sem ganhar a Copa do Mundo. Tudo que fazia era de ruim.- Eu até acho que sou afrodescendente, de tanto que apanhei e gosto de apanhar. Os caras olham pra mim e falam: ‘vamos bater nesse aí’. E aí começam a me bater. Sem noção, sem nada, começam a me bater.Mas é uma alegria, um orgulho defender o nosso país”, afirmou o comandante canarinho na ocasião. Brasil e Paraguai se enfrentam neste sábado, às 18h30, no Estádio de Concepción.

A repercussão foi grande nas redes sociais, onde muita gente criticou a frase de Dunga. Um dirigente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) chegou a pedir que o treinador seja processado por racismo. E o representante da Educafro, ONG que oferece Pré-Vestibulares gratuitos para alunos negros e de baixa renda, rebateu a afirmação de que negro gosta de apanhar.

À noite, por intermédio de nota publicada no site da CBF, Dunga pediu desculpas:

“Quero me desculpar com todos que possam se sentir ofendidos com a minha declaração sobre os afrodescendentes. A maneira como me expressei não reflete os meus sentimentos e opiniões”, escreveu.

 

 

– Como vou explicar para o torcedor que o ruim ganha, e o bom perde? Você pode dizer que nem sempre o bom ganha, e eu concordo. Mas em 24 anos tem que ganhar. Técnica é bom, mas não é suficiente para formar um time.