Noticias

Secretaria Municipal de Urbanismo realiza Exposição Rio 450 anos

 5223887

A Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU) promove, de 2 a 6 de março, a Exposição Rio 450 anos, no Centro Arquivístico da SMU, na Cidade Nova. Livros, fotografias e objetos usados por arquitetos ao longo desses anos revelam curiosidades e histórias do passado da cidade. Pode-se encontrar um pouco de tudo. Entre as publicações, destaca-se a coleção do Quarto Centenário, de 1965, Aparência do Rio de Janeiro e Memórias do Rio, de Gastão Cruls, Vivaldo Coaraci e Bandeira e Drumond. Haverá também publicações do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) como Histórias Antiquárias e Memórias do Rio de Janeiro, do bibliotecário Vieira Fazenda.

Além de histórias, a exposição contará com fotos e croquis da construção de monumentos famosos como o Cristo Redentor, o Maracanã e outros estádios cariocas. São fotos de ruas e edificações espalhadas pela cidade, especialmente nos bairros do Centro, Rio Comprido, Catumbi, São Cristóvão, Botafogo, Copacabana, Cosme Velho e Jacarepaguá. A entrada é franca.

Na exposição, o público poderá conhecer alguns dos objetos usados por arquitetos e engenheiros que contribuíram com o desenvolvimento urbano do Rio. Réguas a nanquim, compassos estão entre os instrumentos de trabalho desses profissionais.

Centro Arquivístico da SMU

O Centro Arquivístico da SMU possui um acervo de mais de 2 mil livros, além da coleção de diários oficiais desde 1986 e de publicações de experiências urbanísticas internacionais. Também é possível consultar a legislação urbanística desde 1917, além de trabalhos acadêmicos e periódicos.

O espaço é aberto ao público diariamente , de 9h às 17h, para consultas, na sala 1009 do Centro Administrativo São Sebastião, sede da Prefeitura do Rio.