A Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM-RIO) antecipou as homenagens pelo dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, para esta quinta-feira, a partir das 17h30m, com solenidade no Centro Cultural João Nogueira (Imperator), no Méier.
O evento vai homenagear as mulheres que se destacaram em diversas áreas no ano de 2014. Na programação, exposição da artista plástica Ana Duraẽs, criadora dos quadros do personagem Domingos Salvador, interpretado pelo ator Paulo Vilhena na novela Império, e idealizadora das mandalas do Prêmio Nise da Silveira, instituído pela SPM-RIO. O grupo Chegando de Surpresa, da Comlurb, e a cantora Teresa Cristina irão se apresentar.
Serão homenageadas: a juíza Adriana Ramos de Mello; a técnica de enfermagem Ana Lúcia Corrêa; a presidente da Associação de Mulheres Empreendedoras do Brasil (Amebras) Célia Domingues; a escritora e uma das pioneiras na luta pelo reconhecimento das mulheres indígenas no Rio, Eliana Potiguara; a feminista histórica Lígia Doutel de Andrade; a cientista Nísia Verônica Trindade Lima; a vereadora Tânia Bastos; e as Yabás, quituteiras que preservam a memória e tradição das famílias negras mais importantes de Oswaldo Cruz. A escritora e editora feminista Rose Marie Muraro será homenageada in memoriam.