O prefeito Eduardo Paes inaugurou, neste sábado à tarde (07/03), cinco das 34 ruas da primeira etapa das obras do Programa Bairro Maravilha Engenho de Dentro, na Zona Norte da cidade. A revitalização e a urbanização da região integram um conjunto de intervenções para requalificar a Região do Grande Méier, que inclui o entorno do Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão — palco das provas de atletismo dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.
—Esse é um dos projetos que mais gosto porque o Bairro Maravilha devolve a dignidade aos moradores. Vale lembrar que as Olimpíadas nos servem de inspiração para realizar os investimentos. Esse Bairro Maravilha é diferente do que fazemos na Zona Oeste, onde encontramos ruas sem pavimentação e a inexistência de calçadas. Aqui é diferente: são bairros antigos e tradicionais que precisam ser cuidados com carinho — disse o prefeito.
O programa investe R$ 28,4 milhões no bairro do Engenho de Dentro. As ruas Coronel Cunha Leal, Sales Guimarães, Dona Tereza, Teixeira Bastos e Junqueira Freire receberam 7.384,10 metros quadrados de calçadas em concreto, 9.294,50 metros quadrados de pavimentação asfáltica, 103 novas golas de árvores e 16 rampas de acessibilidade que não existiam.
— Começamos a trabalhar em agosto do ano passado para trazer dignidade à Zona Norte. E até o fim do ano vamos entregar a maior área de lazer da Região do Grande Méier, com a entrega da Praça do Trem, inclusive com a restauração dos casarões tombados – ressaltou o secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto.
O investimento total é de R$ 115,7 milhões, incluindo o Bairro Maravilha Engenho de Dentro, a construção da Praça do Trem e a requalificação das ruas localizadas no entorno do Engenhão. A nova praça será entregue à população com 35 mil metros quadrados, ocupando o espaço dos galpões tombados vizinhos ao Engenhão. Os galpões serão restaurados de forma a preservar a memória do bairro. Nas Olimpíadas, eles serão aproveitados como área de circulação do público que for ao estádio assistir às provas de atletismo.
— Sou morador dessa região desde que nasci e, pela primeira vejo um prefeito vir ao Engenho de Dentro para inaugurar obras. Estamos realmente satisfeitos – disse Aníbal Antunes, presidente da Associação dos Moradores do Entorno do Engenhão.