Noticias

Mulheres são orientadas por cardiologistas a prevenir doenças cardíacas

doenças-cardiovasculares

“A mulher precisa prestar atenção principalmente ao peso, mas na pressão arterial, na glicose e no colesterol”, é o alerta feito hoje (6) pelo cardiologista Ivan Cordovil, segundo o qual a prevenção é fundamental e para isso é preciso fazer exames de seis em seis meses.

Chefe da divisão de hipertensão do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), o médico participou da campanha de prevenção da saúde cardiovascular feminina realizada no Largo do Machado, no bairro do Flamengo, zona sul do Rio, para conscientizar as mulheres de que a hipertensão e a obesidade estão fortemente ligadas às doenças cardíacas.

Ivan Cordovil adverte ainda que, depois dos 20 anos de idade, as mulheres devem fazer exames de sangue, obrigatoriamente, duas vezes por ano, porque existem doenças que acarretam o aumento da pressão arterial durante o período da gravidez, o que pode levar à mortalidade fetal ““.

O INC e o Departamento de Cardiologia da Mulher, da Sociedade de Cardiologia do Rio de Janeiro (Socerj), são responsáveis pela campanha, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, no próximo domingo (8). Além dos serviços de saúde, defensores públicos auxiliaram e distribuíam panfletos sobre os direitos da mulher.

Durante a avaliação de peso, altura e verificação da pressão arterial, se fosse constatada alguma anormalidade, os médicos orientavam a paciente.

A ação chama a atenção para as doenças passíveis de prevenção e que, por isso, podem ser controladas por meio do peso, de atividades físicas e alimentação saudável, entre outras questões ligadas às causas das doenças cardiovasculares. Segundo a coordenadora do INC e do Departamento de Cardiologia da Mulher da Sociedade de Cardiologia do Rio de Janeiro (Socerj), Ana Patrícia Oliveira, a obesidade e a pressão arterial elevada são dois fatores de risco importantes para o aumento da incidência das doenças cardiovascular, principalmente da população feminina.

“A doença cardiovascular é a principal causa de mortalidade nas mulheres. Ela mata mais do que doenças infecciosas, câncer e acidentes, então é muito importante se cuidar, principalmente porque a faixa etária em que as mulheres estão sendo acometidas está ficando cada vez mais precoce. A mulher tem que controlar o peso adequadamente, instituir uma rotina de atividade física regular e diária e de alimentação saudável, além de eliminar o excesso de sal, combater o fumo e o alcoolismo”, recomenda Ana Patrícia.

Muitas mulheres que estavam sendo atendidas durante a ação no Largo do Machado, contaram não ter o hábito de ir ao médico. Ivolina Sepulvura, de 77 anos, moradora do Flamengo, admitiu que deveria cuidar mais de sua saúde e esse tipo de campanha alerta sobre a importância de se prevenir das doenças.

“Eu não sinto nada. Só tenho um problema de oscilação de pressão, por conta do meu estado emocional. Confesso que não vou muito ao médico, mas deveria. Essas ações são muito boas e um dos motivos de eu estar aqui é para incentivar outras mulheres que ficam aqui praça do Largo do Machado, porque se estou aqui, elas podem estar também. Verifiquei a pressão e já está em 19. Vou passar ali, no médico, e se ele falar que eu tenho que mudar a alimentação ou tomar remédio, vou obedecer, porque é para o meu bem estar”, disse Ivolina.

Como Prevenir doenças cardíacas

As doenças cardiovasculares são responsáveis por mais de 30% das mortes que ocorrem no Brasil. Entre elas estão as AVC`s, hipertensão, ataque cardíaco, aterosclerose e outras. A maioria das DCV`s resulta de um estilo de vida inapropriado. Entre os principais fatores que ocasionam estas doenças estão a má alimentação, tabagismo, álcool, sedentarismo, obesidade, além do stress do dia-a-dia.

E como para qualquer tipo de enfermidade, a prevenção é a melhor forma de tratamento para as doenças cardíacas. Para diminuir o risco de problemas com o coração, uma rotina saudável, com os cuidados a baixo, pode ser muito eficaz:

– O tabagismo é uma das principais causas das doenças cardíacas. Por isso, parar de fumar é um grande passo para preveni-las;

– Controlar a pressão arterial, nível de açúcar e gordura do sangue também ajuda muito. Para manter esse controle, faça consultas periódicas;

– Fazer o cardápio diário mais saudável é muito importante. As refeições devem conter frutas, legumes, verduras, cereais, entre outros tipos de alimentos que fornecem os nutrientes essenciais para o organismo;

– Praticar exercícios regularmente. Entretanto, é preciso ter certos cuidados com as atividades físicas. Elas devem ser orientadas por um profissional e cada pessoa deve seguir o ritmo que seu organismo permite;

– Fazer exames periodicamente através de seu convênio médico, principalmente, a partir dos 40 anos, que é quando essas doenças começam a se manifestar;

– Caso tenha histórico de pessoas com problemas na família, comece a prevenção o quanto antes.

Esses métodos preventivos também fazem parte do tratamento de pessoas que já contraíram algum tipo de doença cardíaca. Além disso, o tratamento é realizado com medicação para diminuir o esforço e aumentar a força do músculo do coração e baixar a pressão arterial.

O médico especialista pode ainda prescrever remédios como diuréticos, beta-bloqueantes, inibidores ECA (grupo de remédios usados principalmente para tratar hipertensão e insuficiência cardíaca congestiva) e digitálicos.

É importante lembrar que a medicação deve ser prescrita por um médico especialista, que deverá, também, fazer o acompanhamento dos efeitos que os remédios estão causando no organismo.

E, como as doenças cardíacas não têm cura, são doenças crônicas, o paciente deve se conscientizar do vínculo constante que ele terá com os médicos, os remédios e, principalmente, com uma rotina saudável. Tudo isso, para evitar as consequências que essas enfermidades podem trazer.