Mais um lote de quatro trens chineses desembarcou no Porto do Rio de Janeiro. As composições, com quatro vagões cada, têm capacidade para transportar 1.200 passageiros e vão acrescentar 48 mil lugares à oferta diária do sistema ferroviário. Os novos trens passarão por testes de instrumentação elétrica, pesagem, aceleração, entre outros, antes que integrarem a frota da SuperVia. Todos são equipados com ar-condicionado, passagem interna entre os carros, sistema que impede a abertura de portas durante as viagens, circuito interno de segurança, bagageiros, interiores mais amplos e iluminados, além de painéis de LED. No próximo sábado, dia 21/03, entra em operação o 60º trem dos 70 adquiridos pelo Governo do Estado.
– Seguimos avançando com a modernização da frota da SuperVia. Nosso objetivo é oferecer mais comodidade e rapidez no serviço aos 620 mil passageiros que utilizam os trens diariamente. Esse trabalho faz parte do nosso esforço de recuperação e valorização do sistema ferroviário do Rio de Janeiro – disse o secretário de Transportes, Carlos Roberto Osorio.
Os veículos chineses fazem parte da renovação do sistema ferroviário do Rio, iniciada em 2012, quando começaram a entrar em circulação 30 composições fabricadas pelo consórcio chinês National Machinery Import & Export corporation, em 2009. O investimento, financiado pelo Banco Mundial, somou US$ 166 milhões. A negociação entrou para a história do banco como a licitação pública mais rápida já realizada na América do Sul e com o menor preço de custo praticado no mercado internacional. A entrada das composições permitiu a oferta de 288 mil lugares a mais, por dia, para os usuários dos trens.
Em 2012, o Estado adquiriu mais 60 trens chineses, com custo total de U$ 306 milhões, também financiados pelo Banco Mundial – novamente pelo menor preço já praticado mundialmente. No fim de 2013, um aditivo no contrato, que apresentava saldo positivo, permitiu a compra de mais 10 trens, totalizando a compra de 100 composições chinesas pelo Estado desde 2007.
Trens nacionais também reforçam sistema ferroviário
Ainda dentro do plano de modernização da frota do sistema ferroviário, a SuperVia adquiriu dez trens nacionais, que foram montados em fábrica própria da concessionária. Todos já estão em operação. Compostos por oito carros, os trens também contam com ar-condicionado, sistema de travamento de portas durante as viagens e capacidade para transportar até 2,4 mil passageiros.
Em 2007, a SuperVia transportava, em média, 325 mil passageiros por dia. Atualmente, mais de 620 mil pessoas usam os trens diariamente. São 201 trens, sendo 149 refrigerados – o que corresponde a mais de 80% da frota – e uma oferta de 2,1 milhões de lugares em 1.065 viagens diárias. Até o fim de 2015, toda a frota será renovada e contará com ar-condicionado.