Noticias

Cardume de sardinha aparece morto em Cabo Frio após período de defeso

img_20150305_0936254401

Uma grande quantidade de sardinhas foi encontrada morta na manhã desta quinta-feira (05/03) no canal que liga a Praia do Forte ao Canal do Itajurú, na altura do bairro Passagem, em Cabo Frio, Região dos Lagos do Rio. Segundo um funcionário que trabalha em um clube de frente para o local e registrou o cardume morto, a prática do descarte de peixes por empresas após o defeso, que terminou no dia 15 de fevereiro, é comum. O motivo seria a desvalorização da espécie que tem baixa de preço devido à maior oferta.

“Eu cheguei para trabalhar hoje de manhã e encontrei essa quantidade de peixes mortos. Eu já flagrei várias vezes empresas de pescado fazendo o descarte. Eles argumentam que a culpa não é deles”, disse.

O funcionário, que prefere não se identificar, afirma que procurou as autoridades locais diversas vezes para relatar a questão. Segundo ele, a resposta obtida é que o acúmulo de peixes faz parte da mortandade do local.

“A prefeitura diz que isso é causado pelo acúmulo de peixes. Mas essa quantidade de sardinha não entrada na lagoa. Isso é descarte mesmo e nada é feito”, afirmou.

A reportagem do G1 entrou em contato e aguarda o posicionamento da prefeitura de Cabo Frio e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para saber como funciona a fiscalização no trecho e quais as possíveis consequências do fato para o meio ambiente.