
O Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016 anunciou, nesta quinta-feira (12/2), os nomes das cidades que cumprem os requerimentos técnicos, logísticos, operacionais e financeiros estabelecidos no Caderno de Encargos da Matriz de Responsabilidade e se habilitam a receber as partidas do Torneio Olímpico de Futebol masculino e feminino. São elas: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Salvador e Manaus.
Presente no evento, o governador Luiz Fernando Pezão falou sobre o legado dos Jogos, tanto para o Rio como para o país.
– Este será um grande legado porque as cidades que vão sediar estes jogos mostram o quanto as Olimpíadas vão representar para o país. Esta semana estive em Belo Horizonte com o governador Fernando Pimentel, falei sobre as potencialidades dos estados, de as cidades receberem as delegações para treinamento. São grandes legados que ficarão. Esta aí o caso do Maracanã, um legado da Copa, além de outros estádios. A questão da mobilidade também é vital. Entregamos agora, por exemplo, quatro novos trens chineses. Toda a nossa frota terá ar-condicionado até o fim deste ano. Há o metrô para a Barra, novas barcas, investimento da Prefeitura no BRT, área portuária e outras obras que vamos lançar e que ficarão para a população em nosso estado – disse o governador.
A escolha final das sub-sedes caberá à FIFA. O futebol será a única modalidade esportiva com disputas fora do Rio de Janeiro. Serão realizadas 58 partidas, em diferentes localidades. No total, 16 países competirão na categoria masculina e doze na feminina. O sorteio dos grupos ocorrerá em abril de 2016.