
Agentes da Barreira Fiscal, da Secretaria de Governo, apreenderam cerca de 1,4 mil kg de mercadorias irregulares durante a Operação Lança Perfume, no posto fiscal de Nhangapí, em Itatiaia, no Sul Fluminense. A ação, em conjunto com a Receita Federal e a Secretaria de Fazenda, foi criada para coibir a entrada de mercadorias sem documentação fiscal e com indícios de pirataria no Rio. A operação aconteceu nos dias 3 e 4 deste mês.
A carga irregular tinha origem no bairro do Brás, na cidade de São Paulo, e seria distribuída nos mercados populares da capital fluminense. Foram recolhidos bonés, camisas, brinquedos, bermudas, óculos, bolsas de diversas marcas, além de produtos eletrônicos. O material foi encaminhado para o depósito da Receita Federal no Rio de Janeiro.
Desde 1º de fevereiro de 2010 até ontem, os agentes cumpriram 168 mandados de prisão e apreenderam 19 toneladas de produtos ilegais. Foram apreendidas ainda 181 armas e 5.650 munições de pequeno e grosso calibre, aproximadamente 1.880 kg de drogas e 22 veículos, recuperados. Além disso, 8.530 ocorrências de diversos crimes foram registradas, sendo 7.342 por porte de entorpecentes.
Lançada pela Secretaria de Governo com o objetivo de fiscalizar o trânsito de mercadorias e coibir a sonegação de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercdorias), a ação tem cinco postos fixos de fiscalização, localizados em Nhangapí (Via Dutra, em Itatiaia), Levy Gasparian (BR-040), Mato Verde (BR-101 Norte), Angra dos Reis (BR-101 Sul) e Timbó (RJ-186, no Trevo de Itaperuna) e unidade volante, que percorre as principais rodovias.
Publicado em 6 de fevereiro de 2015 às 13:29