As obras de canalização e urbanização do Rio Camorim, em Queimados, na Baixada Fluminense, já estão 50% concluídas. O projeto, financiado com recursos do programa Somando Forças, da Secretaria de Obras, no valor de mais de R$ 68 milhões, visa prevenir inundações na área central da cidade. A previsão de conclusão das intervenções é junho deste ano.
São mais de dois mil metros de canalização, quatro mil metros de rede de esgoto saneados e uma ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) com capacidade para atender cinco mil domicílios, além da construção de meios-fios, ciclovia, quatro áreas de lazer, pavimentação e implantação de iluminação pública.
Até o momento, as obras de canalização estão 70% prontas. As pontes e passarelas estão colocadas, mas sem liberação para tráfego. Segundo o técnico de planejamento Daniel Farias, a população já foi beneficiada com as obras.
“Conseguimos acabar com o problema de alagamentos no bairro da Porteira”, disse o técnico.
Além das construções, o projeto inclui a recuperação de duas pontes. A canalização consiste na limpeza dos trechos de erosão, colocação de muros de gabião e na concretagem das encostas do rio. Já a urbanização vai recuperar calçadas e construir áreas de lazer e da ETE.