Jovens moradores do Complexo do São Carlos comemoram os resultados dos primeiros dois meses de uma iniciativa que pretende mudar as comunidades onde vivem. Os integrantes do Projeto Papo Reto iniciaram em dezembro a campanha “EU + VOCÊ = SÃO CARLOS MAIS LIMPO”, para conscientizar a população local sobre o descarte de lixo. Após o carnaval, eles voltam às atividades no Morro do Querosene.
O projeto é uma iniciativa do Instituto Synthesis em parceria com o Instituto Cyrela e o Instituto Vitória. A iniciativa foi pensada após os jovens terem ouvido cerca de 600 moradores do São Carlos para saber quais eram os principais problemas da região. O lixo foi escolhido por 82% dos entrevistados.A campanha foi uma alternativa pensada pelos próprios jovens após debaterem o assunto com as lideranças comunitárias, Comlurb e outros órgãos públicos. O trabalho deles também conta com apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e do Rio+Social. As mobilizações ocorreram em locais como o Morro da Mineira e a entrada do complexo, no Estácio.
– Apesar de a campanha ainda estar no começo, já podemos observar melhorias. Antes havia muito lixo no chão e acumulado em alguns pontos. Mas ainda é possível ficar melhor”, afirma Luzimara Souza Ramos, 16 anos, participante do projeto.
Luzimara conta que o foco da campanha foi as crianças.
– A gente via que elas jogavam lixo no chão mesmo com a lixeira do lado. Então procuramos mostrar o local correto. É importante explicar para os mais novos porque as mães pedem para eles levarem o lixo para fora de casa – explica.
Quando os jovens do projeto percebem acúmulo de lixo, eles fotografam e acionam os institutos parceiros para que seja feito contato com a Comlurb.
Na campanha, os jovens distribuem kits compostos por camisetas, bonés, garrafas, imãs de geladeira com os endereços dos locais para descarte do lixo, além de adesivos, bolsas, mochilas e broches. Os participantes do projeto circularam pelas comunidades que integram o Complexo do São Carlos para mobilizar famílias a aderirem à campanha. A sede do projeto na comunidade fica situada em frente a uma das bases da UPP São Carlos.