Dois idosos que pegaram dengue morreram neste sábado (31/01), em Resende, no Sul do Rio de Janeiro. Durante a madrugada, uma mulher de 86 anos, moradora do bairro Elite, faleceu. A outra morte aconteceu pela manhã, quando um homem de 81 anos não resistiu. Ele vivia no bairro Fazenda da Barra II. As informações são da Secretaria Municipal de Saúde, que disse que os dois estavam internados no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital de Emergência há pelo menos oito dias.
Ainda de acordo com a secretaria, essas são consideras mortes indiretas por dengue, porque a doença agravou condições que as vítimas já apresentavam. A mulher tinha doença cardíaca e insuficiência renal, enquanto o homem tinha doença pulmonar e deficiência cardíaca, de acordo com a Secretaria de Saúde.
Pelos menos 78 casos de dengue haviam sido confirmados em 2015 no município até a tarde de terça-feira (27/01), segundo a prefeitura. A primeira morte pela doença foi registrada no dia 12 de janeiro. Rosivânia de Castro da Silva, de 34 anos, faleceu no Hospital de Emergência. Ela trabalhava no setor administrativo da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e tinha sido atendida na unidade ao sentir fortes dores no corpo, uma semana antes de sua morte.
Um laudo confirmou que ela faleceu devido à doença. O exame foi realizado no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), do Governo do Estado.