
A Polícia Militar formou, nesta sexta-feira (27/2), mais 422 soldados para reforçar a segurança no Estado do Rio. Os novos policiais, entre eles 191 mulheres, realizaram capacitação no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap), em Sulacap, na Zona Oeste do Rio. Este ano, a meta da corporação é preparar 6 mil profissionais. Em 2014, cerca de 4,5 mil policiais militares foram capacitados e formados.
Para atender às demandas da política de polícia de proximidade, a grade de disciplinas do curso foi reformulada, com a inclusão de aulas de policiamento de proximidade. As disciplinas adicionais foram ministradas em complementação ao curso de formação do Cfap, que possui sete meses de duração e, entre outras matérias, abrange treinamentos práticos e teóricos de tiro, abordagem, sobrevivência e polícia comunitária.
– Esse é um novo momento na PM, que deseja se aproximar cada vez mais da população. Será cobrado dos novos policiais militares a defesa dos ideais democráticos e constitucionais,aprimoramento técnico e profissional e respeito ao cidadão e aos interesses públicos – disse o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alberto Pinheiro Neto, durante a cerimônia de formatura.
De acordo com o diretor-geral de Ensino e Introdução da corporação, coronel Luiz Cláudio dos Santos Silva, a inclusão de disciplinas voltadas para a prática do policiamento de proximidade contribuirá para aprimorar a atuação dos militares.
– As matérias complementares são um diferencial e estimularão o policial a ser mais proativo e a se aproximar da população, podendo conhecer seus anseios e dificuldades, melhorando o relacionamento com a comunidade – disse o coronel.
Primeira colocada da nova turma de formandos, a soldado Roberta Silva Castro, de 31 anos, destacou a importância da interação da polícia com a sociedade.
– O modelo de proximidade vai ajudar a mostrar à população que a polícia não atua somente para proteger e garantir a segurança, mas também para servir à comunidade, ajudando no que for preciso. É um orgulho ter concluído o curso de formação em primeiro lugar, mas vou continuar estudando para melhorar a cada dia mais – disse a policial.