O Corpo de Bombeiros do Rio iniciou, na sexta-feira (13/02), a Operação Carnaval 2015 que vai contar com cerca de 1.800 militares envolvidos no reforço da segurança da população nos dias de folia em todo o Estado. No Sambódromo e entorno, nos dias de desfile, 250 bombeiros e 11 viaturas estarão diariamente à disposição para atendimento de ocorrências. O efetivo estará presente ao longo das frisas e arquibancadas e em ambulâncias dispostas na Passarela do Samba, prontos para operarem o sistema de hidrantes e canalização preventiva da Sapucaí.
O posicionamento de equipes será em pontos estratégicos, seguindo o planejamento estabelecido pela Riotur e pela Liesa. Serão distribuídos grupos de intervenção rápida em viaturas multifuncionais que atuarão em apoio aos militares a pé sempre que houver necessidade.
– A operação foi desenvolvida por meio de um planejamento tático realizado com antecedência pela corporação. Além do expediente de serviço diário dos quartéis de todas as áreas, blocos do Centro e Zona Sul também contam com cobertura especial para atendimento desde o dia 07 deste mês. A experiência de anos anteriores nos credencia a cada edição desta grande festa para empregar adequadamente os recursos e atuar de acordo com os protocolos necessários – sintetiza o coronel Alex Vander, responsável pelo planejamento.