Noticias

Comlurb atua intensamente em toda a cidade neste carnaval

A Comlurb está presente nas ruas da cidade, onde desfilam os blocos de carnaval, com 1.060 garis por dia atuando na limpeza e 4.866 contêineres dispostos no trajeto e dispersão. A manutenção é permanente nos acessos, transversais, concentração e trajeto dos desfiles.

O esquema de limpeza conta com caminhões compactadores, pulverizadores, caminhões-pipas e kombis lava-jato, (utilizando, com economia, somente água de reúso nos locais onde se faz necessário), caminhões basculantes, mini varredeiras, varredeiras mecânicas e mini basculantes. E 90 sopradores agilizam a limpeza após a passagem dos blocos.

Entre sexta-feira e segunda a Comlurb removeu em torno de 103,8 toneladas de resíduos das ruas onde desfilaram os principais blocos em toda a cidade, merecendo destaque o Cordão da Bola Preta, que desfilou na Avenida Presidente Antonio Carlos, no Centro, no sábado (14/02), e gerou 28,6 toneladas.

Na Zona Norte, a Comlurb retirou 16,8 toneladas do bloco Vermelho e Branco da Colônia Z 10, na lha do Governador. A Banda de Ipanema que desfilou no sábado (14/02), gerou 10,8 toneladas e o Bloco Sargento Pimenta, que desfilou ontem, segunda- feira (16/02), no Parque do Flamengo, de onde foram coletadas 10,8 toneladas de lixo.

Também desfilou, na segnda-feira, os Arteiros da Glória, no bairro de mesmo nome, de onde os garis removeram 2,3 toneladas de lixo. Em Copacabana, a Banda da Sá Ferreira gerou 1,08 toneladas. No Leblon, se destacaram os blocos Corre Atrás e Império da Cruzada, onde houve recolhimento de 1,8 toneladas de lixo em cada um. Na Zona Norte, em Campinho, foram recolhidas 5,8 toneladas da Estrada Intendente Magalhães.

Na Ilha do Governador, no Parque Manuel Bandeira/Parque Souza Melo, foram geradas 4,5 toneladas de resíduos. Foram recolhidas 1,7 toneladas após a passagem da banda Povo da Ilha e dos blocos Seca Copo e Nova Geração do Zumbi, foram geradas 1,4 toneladas cada um. Em Anchieta, foram recolhidas 1,2 toneladas do bloco Boi de Anchieta e e 800 kg de resíduos foram removidas das ruas de Piedade onde desfilou o bloco Terremoto.

Na Barra da Tijuca, onde desfilou o Bloco Isbarra, foram coletadas 5,5 toneladas de lixo; o Riviera gerou 800 kg de lixo e depois do bloco Cheiro de Amor, 1,5 toneladas. No Recreio, após o desfile do bloco Divas do Recreio, foram recolhidas 1,3 toneladas de lixo. Na Freguesia, em Jacarepaguá, foram coletadas 1,1 toneladas de lixo após passagem da Banda da Freguesia.

Comlurb no Sambódromo

No Sambódromo, 621 garis e outros profissionais, agilizam a limpeza, dia e noite, incluindo setores par e ímpar, arquibancadas e pistas, concentração, dispersão, postos de saúde e Terreirão do Samba. Para a limpeza desses espaços, os garis contam diariamente com 67 máquinas e equipamentos, entre sopradores, que agilizam a limpeza das arquibancadas, caminhões basculantes e compactadores, pipas d’água (utilizando água de reuso), pás carregadeiras e mini varredeiras. Na segunda-feira, após os desfiles, foram removidas 33,9 toneladas de lixo do Sambódromo. Até o momento, foram removidas mais de 179,9 toneladas só do Sambódromo e imediações.

Há 1.100 contêineres cor laranja para descarte dos resíduos pelos foliões na passarela; 140 no Terreirão do Samba, e 200 na Estrada Intendente Magalhães.

O Programa Lixo Zero atua com 235 equipes em toda a cidade nos acessos aos blocos, antes do início da folia e na dispersão. Caso o folião seja pego em flagrante urinando no chão pelas equipes de fiscalização, em parceria com os agentes da Secretaria Municipal da Ordem Pública (Seop), é passível de multa no valor de R$ 170,00, conforme a Lei de Limpeza Urbana.

Na segunda-feira, foram aplicadas 470 multas, sendo 280 para pessoas flagradas urinando nas ruas durante os desfiles dos blocos. Foram 133 multas na Glória e 43 no Flamengo, áreas de acesso ao Aterro do Flamengo, onde uma multidão acompanhou o bloco Sargento Pimenta.

A Comlurb aplicou o total de 1.553 multas entre os dias 12 e 16/02, sendo 676 delas por urinar em via pública.