
A partir deste mês, todos os bebês que nascerem nas maternidades estaduais do Rio de Janeiro vão fazer o Teste da Linguinha, em cumprimento a Lei 13.002/14, que obriga as maternidades no país a realizarem o procedimento. Realizado em apenas poucos minutos e indolor, o exame é um grande aliado para o desenvolvimento das crianças, pois através dele é possível detectar eventuais problemas de fala como a “língua presa”, e problemas na amamentação. O Teste da Linguinha é feito por um fonoaudiólogo, que examina a língua e a boca do bebê.
Os problemas da língua presa vão além da dificuldade na fala. No caso dos recém-nascidos, ela pode prejudicar a alimentação, já que afeta a sucção, podendo gerar desmame precoce e, posteriormente, dificuldade de deglutição e problemas no processo mastigatório.
Como é feito
O exame é simples e rápido. Enquanto o bebê está mamando, o fonoaudiólogo faz a avaliação anatômica e da força de sucção, além da análise dos batimentos cardíacos, da respiração e da saturação do oxigênio.
Pioneiro
O Hospital Estadual da Mãe, em Mesquita, foi pioneiro na implementação deste teste na rede estadual de saúde, em setembro de 2014. Até novembro, já foram realizados cerca de 1.336 exames na unidade.