A Rioluz, empresa de iluminação pública da cidade, iniciou nesta semana a instalação da iluminação especial de reforço para o carnaval deste ano.
O reforço da iluminação, além de proporcionar maior luminosidade para os eventos populares, contribuirá para melhoria da segurança dos foliões, tanto na Passarela do Samba como em diversos bairros da cidade, que recebem blocos de Carnaval de Rua.
Na Passarela do Samba, desde o início dos ensaios técnicos das escolas de samba, a Rioluz já executou uma operação “pente fino” de manutenção na iluminação monumental (torres de iluminação), das áreas de serviços e de convivência dos espectadores e foliões. Foram trocadas 32 lâmpadas de multivapor metálico de 2000 w, recuperadas 40 luminárias com lâmpadas a vapor de sódio 400 w das áreas de circulação nos fundos das arquibancadas e a implantação de oito projetores na área do segundo recuo de bateria e mais seis na praça de alimentação.
Também foram instalados novos circuitos elétricos para atender a climatização das salas de serviço, nos setores 12 e 13, e a revisão dos circuitos que atendem aos corredores, banheiros e corredores sob a arquibancada. As áreas externas, vias de concentração e dispersão (Avenida Presidente Vargas e Rua Frei Caneca) e todo o entorno da Marquês de Sapucaí receberam manutenção preventiva e reforço na iluminação, com a instalação de projetores.
Na Avenida Intendente Magalhães, palco da disputa das escolas de samba dos grupos de acesso, a Rioluz também já iniciou a instalação dos 88 projetores para reforço da iluminação.
Este ano, no Centro, a novidade será o reforço na luminosidade da Avenida Graça Aranha, que receberá os desfiles de blocos carnavalescos deslocados da Avenida Rio Branco. Naquela região, foi realizado o reforço de 80 projetores, além de serviços de manutenção com troca de 40 lâmpadas e substituição de três postes danificados.
Até a semana do carnaval, estão previstos a instalação de um total de 1.050 projetores nos bairros de Madureira, Santa Teresa, Vista Alegre, Irajá, Ramos, Vila Isabel, Penha, Méier, Padre Miguel, Coelho Neto, Guaratiba, Santa Cruz, Campo Grande, Sepetiba, Jacarepaguá, Barra da Tijuca, Tijuca, Grajaú, Anchieta, Ricardo de Albuquerque entre outros e na Ilha de Paquetá.
Além disso, durante o período de folia, a Rioluz manterá equipes de emergência para tender aos pedidos de reparo em toda cidade. Os serviços poderão ser solicitados através da Central de Atendimento da Prefeitura (1746), que também recebe as solicitações via internet.