Noticias

Prefeitura do Rio restaura estátuas de Macaco Tião e Onça de Bronze

5153278

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconserva) e da Fundação Jardim Zoológico, concluiu os serviços de restauração das estátuas do macaco Tião (1963-1996) e da onça de bronze. As obras passaram por serviços de limpeza, raspagem, pátina e enceramento, além de solda de fissuras e reparos, e voltaram a ficar expostas no Zoológico da Quinta da Boa Vista.

O serviço de remoção foi executado pelos funcionários da Fundação Jardim Zoológico e a restauração realizada pelo Atelier de Escultura João Turin.

A estátua do famoso Macaco Tião foi instalada em 1997, na Alameda Central do parque, que logo se tornou a Alameda do Macaco Tião. Confeccionada em latão, a peça tem temmanho natural, medindo cerca de 1,52 metros. Nascido no Zoológico da Quinta da Boa Vista, Tião recebeu esse nome em homenagem a São Sebastião, padroeiro da cidade do Rio e ficou famoso por seu temperamento “mal-humorado”. Em 1996, Tião morreu aos 34 anos, em decorrência de complicações com a diabetes. Foi decretado luto oficial no município.

Já a escultura da onça esmagando uma cobra, feita em bronze, foi confeccionada pelo escultor João Turin, em 1944 e cedida à Prefeitura do Rio. A obra foi premiada no salão de Belas Artes em 1944, com medalha de prata.