
A Prefeitura do Rio iniciou, nesta sexta-feira (9/01), em Ipanema, a entrega dos novos guarda-sóis de praia com estamparias idealizadas pela Farm Rio, que doou 30 mil equipamentos aos barraqueiros autorizados a trabalhar no trecho de praia que vai da Urca ao Pontal. A doação da marca carioca é um presente ao Rio pelos seus 450 anos.
A distribuição, realizada na Escola Municipal Castelnuovo, beneficiou, inicialmente, 100 barraqueiros que atuam entre Arpoador e um trecho de Ipanema. Cada vendedor, escolhido pela Associação do Comércio Legalizado de Praia (Ascolpra), recebeu um kit com 40 guarda-sóis. Até o fim de janeiro, as praias do Arpoador, Ipanema e Leblon já estarão com guarda-sóis novos. A data de entrega dos kits restantes será comunicada aos barraqueiros pela Ascolpra.
Em fevereiro, a entrega dos kits começará no dia 2, beneficiando as praias do Leme, Copacabana, Flamengo, Urca, Barra da Tijuca, Recreio e Pontal. Para receber os novos equipamentos é obrigatória a presença do titular ou do auxiliar credenciado junto à Prefeitura do Rio, e também a devolução dos equipamentos antigos.
Os novos guarda-sóis alugados ao público pelos barraqueiros são mais coloridos, com estamparia de flores, pássaros e variações de listrados. Todo o processo de criação foi desenvolvido pela equipe da marca – do conceito à identidade e estamparia. Além dos novos modelos, os comerciantes também passam a contar com uma padronização no preenchimento dos números dos guarda-sóis, agora em formato digital.
Também nesta sexta-feira, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) publicou, no Diário Oficial, resolução que fixa, entre outras determinações, os modelos e a quantidade de equipamentos a serem utilizados pelo comércio ambulante de praia.
De acordo com a Seop, a quantidade máxima de equipamentos permitida a cada ambulante nas areias das praias é de uma tenda, 40 guarda-sóis e 80 cadeiras de praia para disponibilização aos banhistas, além de duas caixas térmicas. Este último item deve obedecer aos seguintes critérios: fibra de vidro ou polietileno, com capacidade para até 200 litros, nas cores vermelha, verde, azul ou amarela, sem publicidade, com identificação numérica referente ao ponto onde o barraqueiro vai trabalhar.