Agentes da Operação Lapa Presente (OLP), da Secretaria de Estado de Governo do Rio de Janeiro, prenderam, na madrugada desta quinta-feira (15/01), um homem foragido da Justiça e apreenderam dois menores com uma arma falsa.
Na Rua do Lavradio, os agentes abordaram Luiz Henrique Seabra Nogueira, de 45 anos, que não portava nenhum documento de identificação e foi encaminhado à 5ª DP (Mem de Sá). No local, foi constatado que contra Luiz Henrique havia uma mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo. Ele ainda tinha passagens pela polícia por furto e assalto à mão armada.
Também na Rua do Lavradio, os agentes abordaram dois adolescentes que estariam com uma arma de fogo. Durante a revista, foi constatado que a arma era falsa, e os dois foram encaminhados à 5ª DP. Eles assumiram que tinham a intenção de praticar roubos na região.
Lançada pela Secretaria de Estado de Governo com o objetivo de garantir a segurança e o direito de ir e vir dos moradores e frequentadores da região do Rio Antigo, a Operação Lapa Presente deu início às suas ações de fiscalização no dia 1º de janeiro de 2014. Desde então, até a madrugada de 15/01, os agentes cumpriram 206 mandados de prisão – sendo sete por homicídio, 89 por roubo, 49 por furto, 26 por tráfico de drogas e 35 por outros crimes.
Além disso, 1.676 pessoas foram detidas por porte de entorpecentes, sendo 1.604 detidas por posse para consumo e 72 presas por tráfico de drogas. Também foram conduzidas à delegacia 25 pessoas por porte de arma branca, 14 por portar arma de fogo, 144 por roubo e furto e 429 por outros delitos. Foram aprendidos também aproximadamente 8 kg de drogas (maconha, cocaína, crack e ecstasy).
Em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social foram realizadas 11.924 ações de acolhimento a moradores de rua. Foram realizadas ainda ações de fiscalização em conjunto com a Secretaria Municipal de Transportes, que resultaram em 175 veículos rebocados por apresentarem alguma irregularidade.