Noticias

Hospital da Criança do Estado do Rio promove campanha de saúde bucal

Os pacientes que chegavam ao ambulatório do Hospital da Criança, em Vila Valqueire, nesta quarta-feira (28/01), se deparavam com uma Fada dos Dentes de asas coloridas, que segurava uma escova de dentes gigante e divertia a garotada ensinando técnicas de higiene bucal. A recepção inusitada é fruto da 2ª Semana Sorridente, realizada pelo setor de Odontologia da unidade desde o último dia 26. A iniciativa, que acontece até sexta-feira (30/1), tem o objetivo de transmitir informações de saúde bucal aos pequenos pacientes do hospital e seus responsáveis, por meio de atividades lúdicas, incluindo encenações teatrais, colagens, cantigas de roda, jogos de boliche e oficinas de desenho.

Três dentistas, uma auxiliar e uma estagiária da área de saúde bucal, além de voluntárias, participam da campanha, cuja primeira edição foi promovida no ano passado. Após as brincadeiras, as dentistas examinam os pacientes, realizam escovação dental supervisionada, fazem aplicação de flúor e ainda distribuem um kit contendo escova de dentes, creme e fio dental. A expectativa é de que cerca de 300 crianças sejam atendidas pelo projeto até o fim da semana. A ação acontecerá a cada três meses no ano.

Coordenadora de Odontologia do hospital e responsável pelo projeto, Melina Guedes, afirmou que a iniciativa surgiu a partir da necessidade de oferecer orientações de higiene oral a todos os pacientes da unidade, além daqueles que fazem tratamento de quimioterapia e transplantados.

– O setor de odontologia foca suas atenções nas crianças que fazem transplantes e tratamentos de combate ao câncer. Mas, com essa campanha, a ideia é ampliar o atendimento aos pacientes de todos os setores do hospital, fornecendo, às crianças e aos pais, orientações sobre higiene bucal, ensinando como se escovar os dentes corretamente e examinando a boca dos pequenos pacientes. Também ensinamos como os pais devem cuidar da saúde bucal bebês – disse a dentista.

Paciente ortopédico do Hospital da Criança, Diego Rosa, de 8 anos, se divertiu jogando uma partida de boliche em que bactérias bucais representavam os pinos, e a bola trazia imagens de escovas de dentes. Sua mãe, Valkíria Costa Rosa, de 33 anos, elogiou a iniciativa da unidade.