Noticias

Feira Favela Criativa premia 40 projetos culturais do Estado do Rio

Os 40 projetos selecionados pela Feira Favela Criativa foram anunciados na última quinta-feira (29/1). A primeira edição do evento, organizado pela Secretaria de Cultura, premiou com R$ 50 mil, cada uma das iniciativas, que foram chanceladas com o selo Favela Criativa.

Os encontros, que começaram no dia 27, reuniram jovens empreendedores de comunidades, empresas e consultores de negócios em uma iniciativa que objetiva impulsionar a economia e a produção cultural do estado. A programação incluiu palestras, maratonas de consultoria do Sebrae, oficinas, shows e sessões de pitchings, onde foram apresentados os projetos pré-selecionados pelo Estado e o Rio + Social, do Instituto Pereira Passos.

– Projeto é algo que começa e acaba. Isso é um programa que vai durar 10, 20, 30 anos, cada vez se aperfeiçoando mais. E, assim, a gente vai sempre ampliando, não só os territórios, os espaços físicos, mas nossos parceiros também – disse a secretária de Cultura, Eva Doris Rosental.

Raquel Spinelli foi uma das ganhadoras do prêmio, com o projeto Pedacinho de Mim – uma marca de enxoval de bebê, desenvolvida por meninas que são atendidas pelo projeto Providenciando a Favor da Vida, no Morro da Providência. Dentro deste projeto, que acontece desde 2011, jovens de 12 a 29 anos que engravidam de forma não planejada são atendidas durante dois meses, trabalhando questões como autoestima, sexualidade e planejamento familiar e participando de oficinas de geração de renda, como a de produção do próprio enxoval.
 

– A maioria dessas meninas nunca teve contato com nenhuma profissão. E a gente, além de ter a fase final de venda, tem também a fase de preparação e profissionalização. Então, a marca vai poder ampliar a quantidade de meninas; vai poder crescer, ser vista, ser reconhecida – afirmou a jovem.

Segundo Fernanda Buarque, coordenadora de Diversidade Cultural da Superintendência de Cultura e Sociedade da secretaria, a primeira feira superou as expectativas, em termos de público, mobilização na internet, retorno da mídia e receptividade das atividades oferecidas aos empreendedores, como oficinas, palestras e consultorias.
 

– Esperamos que os 40 projetos premiados possam contribuir para tornar mais visível o cenário cultural interessante e diversificado em que nos encontramos, que contam com iniciativas tão variadas quanto saraus de poesia em Nova Iguaçu e roteiros turísticos que propõem resgatar a memória sociocultural do subúrbio carioca – explicou a coordenadora.
 

A Feira Favela Criativa faz parte do programa Favela Criativa, resultado da parceria entre o poder público e a iniciativa privada, contando com recursos de R$ 14 milhões, provenientes da Secretaria de Cultura, da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, da Light, do Programa de Eficiência Energética da ANEEL, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do MinC. O programa é formado por um conjunto de projetos que oferece a jovens agentes culturais formação artística e especialização em gestão cultural e estabelece canais de diálogo entre estes jovens, possíveis parceiros e patrocinadores potenciais.