
Policiais da Delegacia de Defraudações prenderam, na terça-feira (06/01), Raimundo Alves Nascimento Filho, 49 anos, dono dos Colégios ATG e Coeficiente, na Piedade e Campo Grande. Contra ele foi cumprido um mandado de prisão preventiva por crimes contra a relação de consumo, estelionato, falsidade ideológica e formação de quadrilha.
Segundo os agentes, ele é acusado de expedir diplomas de cursos técnicos, sem autorização da Secretaria de Educação. A investigação da especializada que começou em 2012, apurou que o Centro Educacional Moreira Bastos (CEMOB), com sede em Angra, abriu polos de cursos técnicos em diversas localidades do Rio, sem autorização da Secretaria de Educação. Dois destes polos tinham como dono o acusado.Outras seis pessoas envolvidas na fraude estão inseridas no inquérito, respondendo em liberdade, sendo que duas sócias são primas e outra é esposa de Raimundo.
De acordo com a delegada Carolina Salomão, o baixo preço que era cobrado pelos cursos técnicos não levantava suspeita dos alunos, pois o curso funciona dentro de escolas. “Todas as pessoas lesadas serão chamadas a depor. As que sabiam da irregularidade, mas estavam querendo o diploma devido ao pequeno valor cobrado, também serão investigadas e poderão ser denunciadas”, afirmou a delegada, que acredita que mais de 200 alunos foram lesados,causando um prejuízo de aproximadamente R$ 500.000.