Agentes da Delegacia de Repressão aos Crimes de Propriedade Imaterial (DRCPIM)deslocaram-se, na noite desta terça-feira (13/1), até a Rodovia Presidente Dutra, na altura do Km 237, no município de Piraí, a fim de abordar ônibus de excursão oriundos do estado de São Paulo. Foram apreendidos 8 mil produtos falsificados, entre artigos de vestuário, bolsas,bonés, óculos e relógios ostentando marcas conhecidas e caras.
De acordo com a delegada titular, Valéria de Aragão Sádio, o objetivo da diligência era verificar se passageiros estariam transportando clandestinamente artigos falsificados (piratas)adquiridos no estado vizinho, a fim de revendê-los em território fluminense.
Inteligência – A ação foi implementada após dez dias de monitoramento de inteligência,tendo os agentes definido aquele ponto na estrada como o local adequado para a realização da abordagem. Segundo os policiais, após as festividades do final do ano de 2014, foram reiniciadas as excursões até a capital paulista para a aquisição de produtos falsificados para serem revendidos em estabelecimentos comerciais e no comércio ambulante do Rio.
Durante a abordagem em dois ônibus interceptados, bem como nos respectivos bagageiros,foram identificados inúmeros volumes contendo artigos falsificados. Os passageiros responsáveis por esses volumes foram identificados, a fim de serem responsabilizados pela prática do crime violação da propriedade industrial, tipificado no art. 190, inciso I da Lei 9279/96 (pena de detenção de 1 a 3 meses).
Compras –Ao serem indagados, esses passageiros afirmaram que se deslocaram na data de 12/01 (ontem, segunda-feira) até a cidade de São Paulo, onde fizeram compras na Feirinha da Madrugada e no Shopping 25 de Março, no bairro Brás, sendo que hoje retornavam para acidade do Rio de Janeiro quando foram interceptados pelos agentes desta unidade.