Agentes da Operação Lapa Presente (OLP), da Secretaria de Estado de Governo do Rio de Janeiro, realizaram duas prisões na madrugada desta segunda-feira (05/01). Durante patrulhamento na Rua Joaquim Silva, os agentes abordaram Wilson Gomes da Silva, de 51 anos, que não apresentou documento de identificação. Ele foi levado para a 5ª DP (Mem de Sá) e lá foram constatados dois mandados de prisão em aberto contra ele, pelo não pagamento de pensão alimentícia.
Já na Praça Cardeal Câmara, os agentes receberam uma denúncia informando que um homem estava praticando roubos nas proximidades dos Arcos da Lapa. Durante buscas pela área, Francisco Fernandes de Araújo, 42 anos, foi abordado e com ele, foi encontrado um telefone celular. Francisco foi levado para a 5a. DP (Mem de Sá), onde foi reconhecido pela vítima como autor do crime.
Lançada pela Secretaria de Estado de Governo com o objetivo de garantir a segurança e o direito de ir e vir dos moradores e frequentadores da região do Rio Antigo, a Operação Lapa Presente deu início às suas ações de fiscalização no dia 1º de janeiro de 2014. Desde então, até a madrugada de 05/01, os agentes cumpriram 205 mandados de prisão – sendo sete por homicídio, 87 por roubo, 49 por furto, 26 por tráfico de drogas e 34 por outros crimes.
Além disso, 1.630 pessoas foram detidas por porte de entorpecentes, sendo 1.560 detidas por posse para consumo e 70 presas por tráfico de drogas. Também foram conduzidas à delegacia 25 pessoas por porte de arma branca, 14 por portar arma de fogo, 137 por roubo e furto e 415 por outros delitos. Foram aprendidos também aproximadamente 7,5 kg de drogas (maconha, cocaína, crack e ecstasy).
Em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social foram realizadas 11.660 ações de acolhimento a moradores de rua. Foram realizadas ainda ações de fiscalização em conjunto com a Secretaria Municipal de Transportes, que resultaram em 145 veículos rebocados por apresentarem alguma irregularidade.