Os hospitais estaduais da Mãe, em Mesquita; Melchiades Calazans, em Nilópolis; da Mulher Heloneida Studart, em São João de Meriti e a UPA Copacabana receberam certificação ISO 9001: 2008. A premiação é resultado de um investimento contínuo nos processos de gestão e qualidade das unidades da Secretaria de Saúde geridas, por meio de contrato, pela Organização Social de Saúde Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus (OSS HMTJ). Com reconhecimento internacional, a certificação tem como objetivo aprimorar a prestação de serviço aos pacientes, no caso de unidades de saúde, investindo em segurança, otimização de processos, organização, satisfação dos usuários e capacitação contínua da equipe.
Para receber o selo, as quatro unidades passaram por auditorias externas independentes, que avaliaram dezenas de critérios que envolvem o trabalho, em um processo que exigiu mais de um ano de empenho e dedicação das equipes.
A busca por este selo de qualidade exigiu das unidades, entre outras tarefas, revisão e aprimoramento contínuo de fluxos de trabalho, ajustes na relação com fornecedores, controle de processos, qualidade de infraestrutura e garantia da satisfação dos pacientes e acompanhantes, em indicadores que ultrapassam mais de 95% de avaliação positiva nos três hospitais e na UPA.
O ganho também se estende aos profissionais, que trabalham em um ambiente mais organizado, com oferta de capacitação contínua nos processos assistências e de gestão e ainda por prestarem serviço em unidades que dispõem de credibilidade internacional.
Sobre a certificação
O ISO 9001 surgiu em Genebra, em 1941, e trata-se de uma Organização Não Governamental presente em cerca de 162 países. Sua finalidade é a adequação de instituições a um grupo de normas técnicas, visando estabelecer um modelo de gestão de qualidade e melhoria contínua.