
Após passar por uma reforma, o Restaurante Cidadão da Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio, foi reinaugurado neste sábado (13/12), durante um mutirão de integração social realizado pelo Governo do Estado na comunidade. A unidade, que recebia cerca de 3,2 mil pessoas para o almoço a cada mês, será a primeira a abrir as portas à população também aos sábados e no horário do jantar.
– A Cidade de Deus tem, aproximadamente, 65 mil moradores. Cerca de 2% deles almoçam no Restaurante Cidadão. A ampliação do horário foi um pedido dos moradores da região e faz parte do Programa de Segurança Alimentar. Dessa forma garantimos uma alimentação saudável ao custo de R$1 – afirmou o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, João Carlos Mariano.
As refeições balanceadas poderão ser consumidas de segunda a sexta-feira em três turnos: das 6h às 9h no café da manhã, das 11h às 15h no almoço e das 19h às 23h durante o jantar. Aos sábados, o Restaurante Cidadão abrirá apenas para café da manhã e almoço. Para marcar a reabertura e o novo horário da unidade, foi servida uma feijoada que fez sucesso entre os frequentadores.
Plano de segurança alimentar
Outra novidade do restaurante será a implantação de um plano de segurança alimentar para os moradores da comunidade. Está sendo desenvolvido um estudo para que, em breve, seja possível fazer um diagnóstico da situação nutricional de crianças e adultos. Nos casos em que for detectada a desnutrição, o frequentador ganhará passe livre para comer sem pagar, até que esteja recuperado.
Outra pesquisa será feita entre as famílias para assegurar o acesso a serviços básicos de saúde. A ideia é saber se há crianças sem vacina e gestantes sem acompanhamento pré-natal. O questionário também traça o perfil da evasão escolar infantil.
Cidade de Deus recebe unidade do Rio Mova-se
Durante o mutirão de integração social da Cidade de Deus, a comunidade também recebeu uma unidade do programa Rio Mova-se. No espaço, equipes multidisciplinares vão atender a idosos e pessoas com dificuldade de locomoção, fazendo um trabalho de inclusão social.
– Resgatamos estas pessoas por meio da fisioterapia e de acompanhamento psicológico. Além disso, para os que precisam complementar a renda, oferecemos cursos profissionalizantes – explicou o subsecretário Executivo de Assistência Social e Direitos Humanos, João Marcos Mattos.
O espaço na Cidade de Deus é a nona unidade do Rio Mova-se. O programa foi inaugurado há nove meses em diversas comunidades do estado e já atingiu a marca de 30 mil atendimentos.
A Cidade de Deus também recebeu um novo Centro de Referência da Juventude (CRJ), que atenderá jovens da comunidade com educação, cultura e esportes. O espaço, mais amplo e com equipamentos modernos, conta ainda com uma sala do Caminho Melhor Jovem (CMJ), um programa voltado à transformação social da população de 15 a 29 anos, por meio de cursos.
– O nosso objetivo é promover a integração de serviços essenciais para a população oferecidos pelo Estado, município, entidades não governamentais e iniciativa privada. Para facilitar tudo isso, a Secretaria de Assistência Social lançou uma cartilha com todos os serviços existentes – explicou o administrador social da Cidade de Deus, Eraldo Santos.
Durante a reinauguração do Centro de Referência, os jovens receberam cheques referentes a uma premiação do Caminho Melhor Jovem. Eles tiveram projetos aprovados no Plano de Autonomia Territorial (PAT) e contam agora com recursos para viabilizar as ideias.
– A reinauguração do Centro de Referência e a nova sala do CMJ abrem um espaço para potencializar ações culturais e esportivas na comunidade. É o melhor caminho para ouvir os anseios dos jovens e ajudá-los a traçar seus rumos – afirmou o secretário João Carlos Mariano.
Além das inaugurações na comunidade, a população da Cidade de Deus também recebeu os serviços de emissão de documentos, como identidade, certidões de nascimento e casamento.