A Secretaria do Ambiente e a Prefeitura de Niterói Axel celebraram nesta terça-feira (23/12) o convênio de desenvolvimento do Projeto Niterói EcoCultural, que contará com recursos Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam). O projeto visa o fortalecimento da política ambiental na cidade, com ações de qualificação profissional e geração de trabalho e renda, e a promoção à inclusão socioambiental e econômica de jovens de comunidades carentes.
Desenvolvido pela FAN-Fundação de Artes de Niterói, o EcoCultural prevê a capacitação de 720 jovens de comunidades de Niterói em produção audiovisual, com foco socioambiental, em movelaria sustentável e design ecológico.
– É um projeto que une ecologia com cultura e é importante para Niterói porque vai estimular as boas práticas ambientais principalmente com a capacitação dos jovens das comunidades, que vão dar uma destinação correta ao lixo, utilizando técnicas de reaproveitamento, como é o caso do EcoModa, EcoBuffet e Fábrica Verde da Secretaria do Ambiente – disse o secretário do Ambiente, Carlos Portinho. Para ele, o EcoCultural pode avançar e ser ampliado capacitando e inserindo no mercado de trabalho mais jovens de comunidades.
– A parceria da Prefeitura com o Estado vai contribuir para a gestão responsável de resíduos na nossa cidade, olhando inclusive para as nossas comunidades, e, com isso, construir uma Niterói sustentável – afirmou o vice-prefeito de Niterói, Axel Grael.
Os jovens terão à disposição três Núcleos EcoCulturais, sendo um no Morro do Estado, o outro no Morro da Boa Vista (região central de Niterói) e o terceiro no Morro do Palácio (bairro do Ingá). No Projeto Tela Verde vão ter um Laboratório de Produção Audiovisual para qualificação de 320 jovens de Niterói em técnicas de produção audiovisual visando à elaboração de conteúdos que abordem a temática socioambiental. E no Projeto Ecodesign 400 moradores de Niterói serão capacitados em movelaria sustentável de design ecológico.