
Tendo em vista o aumento da procura pelas praias da Prainha e Grumari e a preservação ambiental local, a Prefeitura do Rio, a partir deste sábado (6/12), vai controlar o acesso de carros, no horário das 7h às 18h. A medida tem como objetivo preservar a praia, manter a orla sem irregularidades, com responsabilidade ambiental, cumprindo as determinações da certificação internacional que deu a Bandeira Azul ao Parque Natural da Prainha.
Também fica proibido o estacionamento ao longo da Estrada da Prainha. Por isso, a recomendação é que os banhistas cheguem cedo, de bicicleta ou a pé, já que o acesso será limitado apenas em relação ao número de veículos que poderão utilizar o estacionamento. Os carros que estiverem parados irregularmente estarão sujeitos à multa e reboque.
De acordo com o subprefeito da Barra e Jacarepaguá, Alex Costa, esse controle acontecerá durante todo o período de verão. Aos sábados, domingos e feriados, o acesso de carros à Prainha e Grumari será fechado assim que a capacidade do estacionamento for atingida.
A capacidade do estacionamento é de aproximadamente 800 veículos, sendo 200 na Prainha e 600 em Grumari. Em caso de total ocupação das vagas, os acessos serão controlados e fechados na Avenida Estado da Guanabara com Estrada do Pontal e na Estrada de Grumari com Estrada Roberto Burle Marx.
Além do controle de carros e pessoas, também será reforçada a vigilância a ambulantes, distribuição de produtos ou práticas ilegais na praia, como churrasco, venda de bebidas em garrafas de vidro, ou práticas esportivas como frescobol. Festas, em estilo lual, com música e tochas na areia, não são permitidas e também serão alvo de fiscalização.
A operação conta com o apoio da Guarda Municipal, CET-Rio, Comlurb e das secretarias municipais de Ordem Pública e Meio Ambiente. O controle acontecerá sempre aos sábados, domingos e feriados, dias de maior procura dessas praias.
Ação de conscientização na Prainha
Neste domingo (7/12), a partir das 10h, a Comlurb e a Associação de Amigos e Surfistas da Prainha (Asap) promovem uma ação de conscientização de limpeza das praias. Os frequentadores assíduos da Prainha vão distribuir sacolas plásticas e recolher o lixo espalhado na areia. O presidente da Asap, Antonio Abrantes, explica que ainda há muitos banhistas que não têm esse cuidado de juntar o lixo produzido durante o dia e depois depositá-lo nas caçambas que ficam ao longo da praia:
– Tem gente que até leva a sacola plástica, mas depois deixa na areia, à espera que um gari faça esse trabalho de recolher. O que nós queremos é que todos cuidem do seu lixo e façam o descarte adequado para mantermos a praia limpa, especialmente neste período de verão, quando o público flutuante é muito grande.
A Comlurb também estará presente com a Campanha Lixo Zero. O Grupo Chegando de Surpresa vai animar os banhistas com musicas sobre limpeza urbana e meio ambiente, com a participação do gari Renato Sorriso e equipes de conscientização do Programa. Enquanto a festa acontece, as equipes do Lixo Zero estarão conversando com moradores e visitantes sobre a importância de descartar o lixo corretamente, mantendo limpa a praia.
A Companhia realiza diariamente a limpeza da Prainha e, para manter o local limpo, antes e depois do evento, foram mobilizadas equipes de garis e equipamentos para a remoção do lixo.
Bandeira Azul e esteira para cadeirantes
Desde 2012, o Parque Natural da Prainha conta com o certificado Bandeira Azul, entregue pela ONG Foundation For Environmental Education (Fundação para a Educação Ambiental). A certificação internacional é dada a praias e áreas costeiras que cumprem 33 exigências divididas em quatro temas: educação e informação ambiental, qualidade da água do mar, segurança e gestão ambiental. Essas exigências têm como objetivo tornar possível a coexistência do desenvolvimento do turismo e seu consequente aumento da visitação, com o respeito e a preservação pelo ambiente natural.
A novidade, este ano, é que através de uma parceria entre a Prefeitura do Rio, Asap, Adaptsurf, Rio Eu Amo Eu Cuido e a cervejaria Skol, além da rampa de acessibilidade construída em madeira, foi colocada uma esteira móvel (em material plástico) que permite a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida se deslocarem pela areia até mais próximo à beira da água.