
O Centro Desportivo Policial, totalmente dedicado à prática de artes marciais, foi inaugurado na Cidade da Polícia, no Jacarezinho, na sexta-feira (12/12). Em uma área de mil metros quadrados, o local ganhou tatame profissional de 120 metros quadrados, sacos de boxe e outros equipamentos.
A inauguração contou com a presença de atletas de MMA e de crianças que participam de projetos sociais em UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora).
O Centro Desportivo poderá ser frequentado por todos os policiais civis do estado, além de integrantes de órgãos de Segurança (municipal, estadual e federal) e das Forças Armadas. A ideia é de que, futuramente, atletas olímpicos e paraolímpicos, além de esportistas mirins e infantis de ONGs (Organizações não Governamentais), também façam uso do espaço.
– Esta inauguração faz parte de uma política de valorização do policial. Aqui, através do esporte, serão estimulados valores como motivação e equilíbrio emocional, além do auxílio na preparação física dos nossos homens – afirmou o chefe de Polícia Civil, Fernando Veloso.
Idealizador e coordenador do projeto, o inspetor Marcone Mendanha, que também é instrutor de Defesa Pessoal da Acadepol (Academia de Polícia), aprovou o novo centro.
– O aprendizado das artes marciais trará para os policiais preparo físico e psicológico e mais disciplina – disse Mendanha.
Formação de atletas
O projeto prevê ainda a criação da equipe PCERJ Fight, para formar atletas de artes marciais. O objetivo é que o grupo participe de competições municipais, estaduais e federais.