Noticias

Municípios do interior são destaques na Indústria Nacional

Os municípios de Campos dos Goytacazes, Cabo Frio e Rio das Ostras registraram os maiores ganhos de participação no valor adicionado (que leva em conta a produção anual) da indústria nacional em 2012, segundo levantamento sobre o PIB (Produto Interno Bruto) nas cidades brasileiras. Divulgada nesta quinta-feira (11/12), a pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostra a descentralização da produção dos bens e riquezas no estado e a expansão do interior, alavancada, principalmente, pela produção de petróleo. O Estado do Rio de Janeiro também se destaca no ranking dos 10 municípios brasileiros com os maiores PIBs per capita: Quissamã ocupa a quinta posição e Porto Real, o oitavo lugar.

Campos dos Goytacazes aumentou seu ganho absoluto de participação no PIB em 0,1 ponto percentual, subindo de 0,9% em 2011 para 1% em 2012, e ocupa, de acordo com a pesquisa, a oitava posição do país no ranking dos maiores municípios em relação ao Produto Interno Bruto. Já Cabo Frio viu crescer o ganho absoluto de 0,23% para 0,28% e Rio das Ostras de 0,22% para 0,26%.

– Os dados divulgados pelo IBGE confirmam, mais uma vez, a retomada do desenvolvimento econômico no Rio nos últimos anos. O estado tem elevado de forma persistente a sua participação na economia brasileira, o que reflete na decisão de empresas de se instalarem no território fluminense. As regiões do Médio Paraíba, com o polo automotivo, e do Norte Fluminense, com o Porto do Açu, são bons exemplos da interiorização do desenvolvimento econômico – afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Julio Bueno.

Bons resultados também no ranking estadual

Em novembro, a pesquisa do IBGE sobre o PIB mostrou que o Rio de Janeiro foi o único entre os cinco estados com maior peso na economia do país a elevar a participação no índice em 2012. De acordo com as Contas Regionais do instituto, o estado elevou sua fatia no PIB do país de 11,2% em 2011 para 11,5% em 2012, mantendo a segunda posição entre os estados no ranking nacional.

O Rio também aumentou significativamente sua fatia no PIB industrial do país entre 2011 e 2012, passando de 12,3% para 14,3% e consolidando sua posição como segundo principal estado industrial do Brasil. A participação da indústria do Rio no total do PIB nacional do setor era, em 2012, muito superior a 2002, quando não ultrapassava 10,4%.