
Moradores da Rua Arquias Cordeiro, no Méier, instalaram placas com alertas sobre assaltos na região.

Em uma das placas, os moradores escreveram “área de assaltos. Gang da bicicleta, gang da moto, ande ligado”. Em outra, “Natal, Ano Novo, Carnaval, festas chegando e os assaltos aumentam”.

Segundo um ambulante, ocorrem assaltos diariamente no local. “Uma vez, às 7h, eu vi dois homens em uma moto. Eles perseguiram uma mulher e como não conseguiram levar a bolsa dela, a agrediram. O pior é que depois, quando fugiram, ainda deixaram cair uma carteira que havia sido roubada em outro assalto”, contou.
Domenico teve a barraca que usa para trabalhar assaltada durante uma noite, quando os criminosos invadiram o local usado por ele para guardar os objetos que usa para trabalhar.
Na rua, funciona uma empresa de telemarketing. Funcionários da companhia relaram que estão os alvos preferenciais. “Eu já tive duas amigas assaltadas. Passo por aqui olhando para todos os lados”, contou uma funcionária da empresa.
Bolsas e celulares
Segundo moradores, criminosos abordam, em sua maioria, mulheres e idosos. As vítimas relataram que os suspeitos costumam puxar as bolsas e os telefones celulares de quem circula pela calçada.
Aumento da violência
Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) do Rio apontam um aumento de 44% dos roubos registrados na delegacia da área. Mais de 230 roubos foram registrados em um mês, em 2014, no Méier. Ainda de acordo com o ISP, os casos de furtos e ameaças também aumentaram no bairro se comparar com dados de 2013.