A Marinha Italiana informou que 290 passageiros da balsa Norman Atlantic, que pegou fogo no domingo (28) no Mar Adriático, foram resgatados, de acordo com o mais recente balanço. O acidente com a balsa deixou um morto: um passageiro grego que caiu no mar com a sua mulher, que foi resgatada.
Segundo a Marinha, 188 pessoas continuam à espera de resgate na balsa, que seguia da Grécia para a Itália, com 478 passageiros. As operações de salvamento ocorreram durante a noite de ontem (18) e madrugada de hoje (29), apesar das condições adversas do mar.
Das pessoas resgatadas, 60 seguem para a Itália a bordo do navio San Giorgio da Marinha, enquanto um grupo de 49 pessoas chegou hoje, de manhã, ao porto da cidade italiana de Bari, a bordo do Spirit of Piraeus, com bandeira de Singapura.
O incêndio no navio, que fazia a ligação entre Patras, na Grécia, e Ancona, na Itália, começou no convés destinado aos veículos quando a balsa estava a cerca de 81 quilômetros da ilha grega de Corfu.
Passageiros relataram estar encharcados e gelados por causa da chuva e tossiam devido à fumaça do incêndio, além de terem sentido os sapatos derretendo por causa do calor do fogo quando foram reunidos na área de recepção do navio.
Em um total de 195 veículos a bordo do navio estão, entre eles, 20 a 25 caminhões carregados de azeite.
O Ministério da Marinha da Grécia informou que 268 passageiros são gregos e a tripulação é composta por 22 italianos e 34 gregos. Viajam no navio 54 turcos, 44 italianos, 22 albaneses, 18 alemães, além de cidadãos suíços, franceses, russos, austríacos, britânicos e holandeses.
(Agência Lusa)
O mar Adriático separa a Itália da península dos Bálcãs, na Europa oriental. Seu nome deriva, provavelmente, da cidade de Adria, movimentado porto na época da Roma antiga.
O Adriático tem cerca de 800 quilômetros de extensão por 160 quilômetros de largura. A profundidade máxima é de 1.250 metros. As águas apresentam alto teor de sal. O clima é mediterrâneo, com verões quentes e secos e invernos amenos e úmidos.
O Adriático se estende do golfo de Veneza, ao norte, até o estreito de Otranto, ao sul, onde, na altura da Albânia, se encontra com o mar Jônio. A costa italiana (oeste) é quase retilínea e plana. Na costa leste, dividida entre Eslovênia, Croácia, Bósnia e Herzegovina e Montenegro, predominam rochas e montanhas.
O turismo é uma atividade importante na região. Existem muitos hotéis de férias no litoral adriático. A pesca de lagostas, sardinhas e atuns — entre outras espécies de peixes e frutos do mar — também merece destaque.
(Escola Online)