Noticias

Cidade de Piratininga ganhará Centro de Estudos e Pesquisas em Aquicultura e Pesca

2265332

O Estado lança hoje o projeto do Centro de Estudos e Pesquisas em Aquicultura, Pesca e Ambientes Aquáticos (Cepapa) em Piratininga, na Região Oceânica de Niterói. A unidade oferecerá cursos de capacitação e de pós-graduação, funcionando como escola para pescadores e outros profissionais com atuação no segmento, como biólogos e oceanógrafos. O empreendimento será erguido em um terreno de 2,8 mil metros quadrados às margens da Lagoa de Piratininga, que durante anos abrigou o Iate Clube Piratininga.

Com estimativa de investimento de cerca de R$ 6 milhões, as instalações ocuparão uma área aproximada de 1.150 metros quadrados em dois pavimentos, com 2,3 mil metros quadrados para salas de aula, laboratórios e equipamentos de pesquisa, biblioteca especializada e auditório.

Resultado de parceria do Estado com o Ministério da Pesca e Aquicultura, o projeto executivo de arquitetura e urbanismo prevê recursos de cerca de R$ 220 mil.

Segundo o arquiteto Carlos Krykhtine, subsecretário de Desenvolvimento Regional, após a entrega dos projetos, a próxima etapa é a de licenciamento e captação de recursos para a construção.

– O Cepapa é um projeto inovador, que visa desenvolver pesquisas na área e também integrar a comunidade, principalmente sob a perspectiva da educação ambiental. É muito importante a aproximação com os moradores e pescadores da região – afirmou Krykhtine.

Concebido pela Fiperj (Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro), o centro contará ainda com espaço para pesquisas científicas aplicáveis aos setores de aquicultura e pesca. A unidade auxiliará também no monitoramento da Lagoa de Piratininga, levando em conta a importância da qualidade da água para a definição de políticas públicas na área ambiental.