Ontem (24/11) foi realizada a Operação Jingle Bells II, nos shoppings Leblon e Rio Design Leblon, na Zona Sul do Rio. Os 52 auditores da Secretaria de Fazenda fiscalizaram 248 lojas e 270 veículos com mercadorias na área de carga e descarga dos shoppings e arredores. Foram registrados 73 autos de constatação nas lojas, sendo 44 de irregularidades no Emissor de Cupom Fiscal (ECF). Também foram constatados quatro estabelecimentos funcionando sem inscrição estadual.
Na área de carga e descarga dos shoppings e arredores, a equipe da volante da secretaria registrou 59 autos de constatação, sendo irregularidades com as notas fiscais dos produtos ou a falta do documento.
A Operação Jingle Bells II começou no dia 13 de novembro, com o objetivo de combater a sonegação de ICMS pelo varejo. O primeiro local a receber a operação este ano foi o Shopping Grande Rio, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. Na semana passada, ela passou por cinco shoppings da Barra da Tijuca: Via Parque, Rio Design, Novo Leblon, Open Mall e Millenium. A ação seguirá até o fim do ano percorrendo outros shoppings do Estado do Rio.
A primeira edição da Operação Jingle Bells aconteceu em novembro e dezembro de 2013. Na ocasião, foram cerca de 500 lojas vistoriadas com 181 autos e 5.269 veículos com 1.241 autuações nos principais shoppings do Estado.